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Multas a caminhões melhoram trânsito
No 1º dia da cobrança após restrições de tráfego na marginal e na avenida dos Bandeirantes, velocidade média sobe
Número de caminhões nessas vias ainda é significativo; meta é diminuir em 80% os veículos pesados
DE SÃO PAULO
O número de caminhões
caiu, os motoristas economizaram um pouco de tempo
pela manhã, mas não se livraram de engarrafamentos
e de conviver com veículos
de carga na av. dos Bandeirantes e marginal Pinheiros.
No primeiro dia de multas
ao tráfego pesado que usa essas vias no período diurno, a
Folha flagrou cerca de cem
caminhões durante uma hora à tarde na Bandeirantes.
O parâmetro -média em
cada sentido- era próximo
de 500/hora dois meses atrás
e 700/hora antes da abertura
do trecho sul do Rodoanel.
O perfil majoritário agora
é de VUCs, caminhões de até
6,30 m liberados nessas vias
mediante cadastro prévio.
A queda contribuiu para
que os carros rodassem com
uma velocidade média de 34
km/h no trajeto completo entre a marginal Pinheiros e a
Bandeirantes -percorrido
três vezes durante a manhã.
É mais rápido do que aferições recentes divulgadas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para essas vias, perto de 28 km/h.
Mas, em diversos momentos e trechos, esse ritmo foi
mais devagar. Na Bandeirantes, filas de carretas foram
parcialmente substituídas
por carros e ônibus fretados.
VELOCIDADE
Segundo a CET, a lentidão
na Bandeirantes, que passava de 7,3 km num dia de setembro de 2009, se limitou a
1,5 km ontem. Já na marginal
Pinheiros ficou praticamente
estável, com 6,7 km -agravada por um acidente com
caminhão de refrigerante.
A proibição aos caminhões das 5h às 21h também
atinge as avenidas Afonso
D'Escragnole Taunay e Roberto Marinho.
A meta é reduzir em 80%
os veículos pesados que
usam as vias em relação a
março, período anterior ao
trecho sul do Rodoanel.
O prefeito Gilberto Kassab
(DEM) também estuda restringir o tráfego de caminhões na marginal Tietê e
nas avenidas do Estado e Salim Farah Maluf, após a entrega de novo trecho da avenida Jacu Pêssego, nas próximas semanas.
EFEITO COLATERAL
Para o presidente do Setcesp (sindicato das empresas
de carga) Manoel Sousa Lima
Jr., "o trânsito mudou de lugar" devido ao aumento do
fluxo perto do Morumbi, como na Giovanni Gronchi e
Francisco Morato.
No entanto, a CET afirmou
que "não foi observada migração" do tráfego.
Ontem, a lentidão de manhã na capital paulista ficou
17% acima da média. À tarde,
27% abaixo do normal.
Ontem também houve alta
próxima de 30% de caminhões que rodavam no Rodoanel havia um mês, conforme contagem da Folha.
"Ando 18 km mais pelo Rodoanel. Mas, por dentro de
São Paulo, a gente atrapalha
os carros e os carros atrapalham a gente", avaliou Donizete Aparecido Barbosa, 34,
transportador de açúcar.
"Vou levar de uma a duas
horas a mais para fazer a entrega. É absurdo", protestava
Benedito Pegoraro, 58.
(ALENCAR IZIDORO, ALADIN GONÇALVES e GERMANO ASSAD)
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