São Paulo, sexta-feira, 03 de setembro de 2010

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Multas a caminhões melhoram trânsito

No 1º dia da cobrança após restrições de tráfego na marginal e na avenida dos Bandeirantes, velocidade média sobe

Número de caminhões nessas vias ainda é significativo; meta é diminuir em 80% os veículos pesados

DE SÃO PAULO

O número de caminhões caiu, os motoristas economizaram um pouco de tempo pela manhã, mas não se livraram de engarrafamentos e de conviver com veículos de carga na av. dos Bandeirantes e marginal Pinheiros.
No primeiro dia de multas ao tráfego pesado que usa essas vias no período diurno, a Folha flagrou cerca de cem caminhões durante uma hora à tarde na Bandeirantes.
O parâmetro -média em cada sentido- era próximo de 500/hora dois meses atrás e 700/hora antes da abertura do trecho sul do Rodoanel.
O perfil majoritário agora é de VUCs, caminhões de até 6,30 m liberados nessas vias mediante cadastro prévio.
A queda contribuiu para que os carros rodassem com uma velocidade média de 34 km/h no trajeto completo entre a marginal Pinheiros e a Bandeirantes -percorrido três vezes durante a manhã.
É mais rápido do que aferições recentes divulgadas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para essas vias, perto de 28 km/h.
Mas, em diversos momentos e trechos, esse ritmo foi mais devagar. Na Bandeirantes, filas de carretas foram parcialmente substituídas por carros e ônibus fretados.

VELOCIDADE
Segundo a CET, a lentidão na Bandeirantes, que passava de 7,3 km num dia de setembro de 2009, se limitou a 1,5 km ontem. Já na marginal Pinheiros ficou praticamente estável, com 6,7 km -agravada por um acidente com caminhão de refrigerante.
A proibição aos caminhões das 5h às 21h também atinge as avenidas Afonso D'Escragnole Taunay e Roberto Marinho.
A meta é reduzir em 80% os veículos pesados que usam as vias em relação a março, período anterior ao trecho sul do Rodoanel.
O prefeito Gilberto Kassab (DEM) também estuda restringir o tráfego de caminhões na marginal Tietê e nas avenidas do Estado e Salim Farah Maluf, após a entrega de novo trecho da avenida Jacu Pêssego, nas próximas semanas.

EFEITO COLATERAL
Para o presidente do Setcesp (sindicato das empresas de carga) Manoel Sousa Lima Jr., "o trânsito mudou de lugar" devido ao aumento do fluxo perto do Morumbi, como na Giovanni Gronchi e Francisco Morato.
No entanto, a CET afirmou que "não foi observada migração" do tráfego.
Ontem, a lentidão de manhã na capital paulista ficou 17% acima da média. À tarde, 27% abaixo do normal.
Ontem também houve alta próxima de 30% de caminhões que rodavam no Rodoanel havia um mês, conforme contagem da Folha.
"Ando 18 km mais pelo Rodoanel. Mas, por dentro de São Paulo, a gente atrapalha os carros e os carros atrapalham a gente", avaliou Donizete Aparecido Barbosa, 34, transportador de açúcar.
"Vou levar de uma a duas horas a mais para fazer a entrega. É absurdo", protestava Benedito Pegoraro, 58.
(ALENCAR IZIDORO, ALADIN GONÇALVES e GERMANO ASSAD)


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