São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Praias da costa sul de S. Sebastião têm piora

Expansão urbana pode ser culpada, diz Cetesb

DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO

A relativa melhora nas condições das águas na costa paulista não ocorreu em algumas praias da costa sul de São Sebastião, para onde a água limpa e o cenário de mata atlântica atraíram grandes mansões e condomínios.
Houve no ano passado, segundo a Cetesb, uma piora na costa sul de São Sebastião, que, com poucas exceções, sempre teve praias classificadas como ótimas.
No ano passado, isso não ocorreu. As praias de Camburi, Baleia, de alto padrão, Toque-Toque Grande e Jureia do Norte eram consideradas ótimas nos dois anos anteriores. Hoje, não são mais.
A água do mar em Toque-Toque Grande já ficou imprópria para banho quatro vezes neste ano. Baleia, uma das mais limpas, e Camburi tiveram um episódio de bandeira vermelha, em maio.
O que pode ter ocorrido, suspeitam técnicos da Cetesb, é a ocupação irregular e a expansão urbana sem controle em áreas sensíveis, associadas à histórica deficiência no tratamento do esgoto.
Outro complicador é o colapso nos sistemas de disposição do lixo. Sem aterros, o lixo de São Sebastião percorre quase 200 km até o aterro final. O atual prefeito, Ernani Primazzi (PSC), planeja construir uma incineradora.
O vice-prefeito Wagner Teixeira, que administra a costa sul, diz que parte da queda da qualidade da água se deve ao excesso de chuvas -2009 foi um dos anos mais chuvosos da história de SP.
A tendência, diz Teixeira, é que haja uma melhora sem precedentes até 2011, já que o litoral norte passa hoje pelo maior programa de obras de saneamento já feito.
Já estão em execução projetos de redes e estações de tratamento de esgoto que vão servir a praticamente todas as principais praias até o próximo ano. Os recursos vêm do governo de São Paulo.
As obras incluem a própria Baleia, Juqueí, Camburi, Paúba, Maresias e Saí.
Até mesmo o governo federal liberou neste semestre verbas para rede coletora e estação de tratamento para 4.000 famílias em Maresias.
"O resultado vai começar a aparecer no ano que vem. Muita coisa está quase pronta, como em Paúba e Maresias", diz o vice-prefeito.
Mas a situação é problemática mesmo em Santos e São Vicente, que tiveram piora na qualidade da água. Estão em São Vicente as duas praias com a pior qualidade da água no Estado -Milionários e Gonzaguinha. (JEC e VC)


Texto Anterior: Caraguá tem as 2 praias mais limpas de SP
Próximo Texto: Danuza Leão: Na torcida
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.