UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DÁ PARA RESOLVER

Projeto leva pesca à sala de aula e reduz a evasão

DA REPORTAGEM LOCAL

Um projeto que leva a vida da comunidade para dentro da escola conseguiu diminuir a evasão e a repetência em três localidades no litoral cearense.
Articulado pelo Instituto Terramar, o projeto Escola e Vida no Litoral tenta impulsionar a participação da comunidade na gestão da escola. Ao mesmo tempo, leva para a sala de aula temas ligados ao cotidiano dos alunos, como a pesca, explica Henrique Cézar Martins Gomes, coordenador de educação do instituto.
A iniciativa atende às localidades de Batoque, Balbino e Flecheiras, as três no litoral cearense. Nas duas primeiras, a pesca é a principal atividade. Na outra, o turismo e a extração de algas, que começaram há cerca de quatro anos. Nas três comunidades, esses temas viraram assunto tratado na escola.
Criado há dez anos, após uma viagem de jangadeiros de Fortaleza ao Rio de Janeiro para protestar contra a pobreza, o Terramar tem programas em cinco áreas, como tecnologia e gestão costeira.



Texto Anterior: Em 12 anos, escola de dança vira modelo
Próximo Texto: Mortes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.