São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Instituição, que celebrou 35 anos, terá atendimento gratuito

Faculdade cria serviço dermatológico no ABC para pacientes com câncer

DA REPORTAGEM LOCAL

A dermatologista Dolores Gonzalez Fraga costumava ver passar, ao lado do ambulatório em que trata da estética de mulheres saudáveis, pacientes que tinham perdido o cabelo ou ganhado cicatrizes no tratamento do câncer.
Um dia Fraga teve uma idéia, a de expandir seus conhecimentos de cosmiatria para ajudar também quem está doente. O projeto, após o teste de um ano, ganhou forma: um ambulatório especial que faz a reabilitação dermatológica de pacientes com câncer.
O serviço gratuito começa a funcionar hoje na Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André (Grande São Paulo), que completou 35 anos neste ano. O ambulatório tem uma equipe que, além de dermatologistas, conta com esteticistas, fisioterapeutas e professores de educação física. O intuito é dar solução ou melhorar problemas dermatológicos de pacientes em tratamento contra o câncer, como a perda de cabelos e o ressecamento da pele.
"Não existe ainda uma dermatologia para a oncologia", afirma Fraga. Um outro objetivo do serviço é produzir estudos para a área. O ambulatório tem o apoio da Psiquiatria e da Cirurgia Plástica da faculdade, para onde serão encaminhados casos que necessitarem dessas especialidades.
Fraga explica que um dos problemas pouco conhecidos dos pacientes com câncer em tratamento com radioterapia é a radiodermite, que deixa a pele extremamente sensível e vermelha. Segundo ela, é possível prevenir as alterações com cremes especiais. Para manchas no rosto, o serviço faz a prevenção com o aconselhamento de filtros solares.
Muitos pacientes ganham estrias em razão da associação da quimioterapia -que resseca a pele- com corticóides, que engordam, explica Fraga. Cremes hidratantes também podem ajudar na prevenção. Já a perda temporária de fios das sobrancelhas é disfarçada com tatuagens de hena. Outros tipos de maquiagem são disponibilizados às pacientes para encobrir cicatrizes, além de perucas, fornecidas pela ONG Viva Melhor.
O ambulatório recebeu a doação de aparelhos que medem a textura da pele, hidratação, elasticidade e cor, o que permite que também teste a eficácia dos tratamentos, ajudando no desenvolvimento de novos produtos da indústria farmacêutica.


SAIBA MAIS SOBRE O ATENDIMENTO: a triagem para novos pacientes acontece todas as quartas-feiras, pela manhã, e pode ser agendada pelo telefone 0/xx/11/4993-5455 ou pelos e-mails dermatologia@fuabc.org.br ou fuabcdermato@hotmail.com



Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Panorâmica - Mundo Animal: Escorpiões invadem condomínio em Ribeirão Preto, no interior de SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.