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São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2003

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ENSINO SUPERIOR

Está prevista participação da sociedade

Mudança no provão inclui criação de duas comissões de fiscalização

LUCIANA CONSTANTINO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Além de criar um Índice de Desenvolvimento do Ensino Superior, a proposta do governo federal de um novo sistema de avaliação prevê implantar duas comissões para aplicar e fiscalizar o processo. Com isso, técnicos da Secretaria da Educação Superior vão ajudar a conduzir a avaliação e haverá a participação da sociedade no acompanhamento.
Atualmente, a condução da avaliação é feita apenas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).Com a proposta do MEC, os técnicos da Secretaria da Educação Superior formarão a Conapes (Comissão Nacional de Avaliação e Progresso do Ensino Superior).
Além de conduzir a avaliação, poderão recomendar ao ministério o fechamento de um curso, caso não cumpra as melhorias determinadas no final do processo.
Além disso, será criada a Conav (Comissão Nacional de Orientação da Avaliação), com mandato de três anos e formada por alunos, professores, servidores e representantes da sociedade. Eles serão responsáveis por definir, por exemplo, o peso de cada um dos quatro indicadores que vão compor o Ides (Índice de Desenvolvimento do Ensino Superior).
Até o final desta semana, o ministro encaminhará a proposta à Casa Civil, junto com um projeto de lei, a ser enviado ao Congresso. Ele espera a aprovação no início de 2004 para que a avaliação do próximo ano seja feita nos novos moldes. Se não for aprovado a tempo, o MEC vai manter em 2004 o Exame Nacional de Cursos, o provão, como está hoje.
O ministro aproveitou a audiência para defender as mudanças no provão e elogiou o seu antecessor, o tucano Paulo Renato Souza. Segundo Cristovam, o provão não formou um sistema de avaliação, porque dá o conceito aos cursos (de A a E) só com base na nota da prova dos formandos.
A meta do Ministério da Educação é avaliar todos os cerca de 14.400 cursos no país a cada três anos, divididos por áreas.


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