São Paulo, sexta-feira, 03 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico não era primeira opção

DA REPORTAGEM LOCAL

Oftalmologista renomado e presidente do conselho de administração de um grande hospital privado de São Paulo, o Albert Einstein, Claudio Luiz Lottenberg, 44, não era a primeira opção para a Secretaria da Saúde na gestão José Serra (PSDB).
Segundo a Folha apurou, o preferido era o ex-superintendente do Hospital das Clínicas de São Paulo Alberto Kanamura, mas as conversas não avançaram.
Lottenberg não tem experiência em cargos executivos na área de saúde pública, mas a instituição que preside tem inserções no sistema público de saúde, por meio de parcerias com os governos municipal, estadual e federal.
O Albert Einstein é uma das 12 entidades que têm convênios com a Prefeitura de São Paulo para a viabilização do Programa Saúde de Família.
Lottenberg deve permanecer na presidência do conselho do hospital, pois é candidato único à eleição deste ano. Segundo sua assessoria, ele não deverá se afastar quando assumir a secretaria por não ver incompatibilidade entre as funções. Ainda segundo a assessoria, os convênios não auferem receitas ao hospital e sua manutenção será avaliada.
Professor de oftalmologia e de políticas de saúde, Lottenberg afirmou que tem entre suas "questões urgentes" o fornecimento de remédios. Ele confirmou a opção do PSDB por expandir parcerias com a iniciativa privada. Sua escolha, no entanto, causou revolta no núcleo de saúde do PSDB e vereadores, descontentes com um nome sem experiência pública e fora da militância de saúde do partido.


Texto Anterior: Agenda da transição: Buraco nas contas é de R$ 296 milhões
Próximo Texto: Escolhido é acionista de prestadora de serviço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.