São Paulo, domingo, 03 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calor e praia também aumentam os casos de acne, brotoejas e urticárias

DA REPORTAGEM LOCAL

Além das dermatites de contato, outros problemas dermatológicos são mais comuns durante o período mais quente.
Um deles é o excesso de cravos e espinhas. Quando a pessoa tem a pele oleosa e usa cremes gordurosos, os poros podem entupir. "Os hidratantes e filtros devem ser adaptados ao tipo de pele da pessoa. Se ela tem a pele oleosa, deve usar em forma de gel", alerta a dermatologista Meire Brasil Parada.
Jaime de Oliveira Filho, dermatologista e coordenador de Cosmeatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta para as urticárias -um engano imunológico em que há uma vaso-dilatação sem controle. Elas podem ocorrer por motivos que vão da mudança de temperatura drástica a alimentos. A manifestação mais comum é na pele, com lesões em placas pruriginosas de caráter migratório. "Ninguém está livre das urticárias", diz ele.
As miliárias, brotoejas de adulto, também aparecem mais no calor, quando há obstrução das glândulas sudoríparas, muitas vezes causada por produtos inadequados.
As pessoas que estão tomando remédios, como antidepressivos, antiinflamatórios e antibióticos, ficam ainda mais vulneráveis e com mais chances de ter alergias quando são expostas aos raios solares, em razão dos raios ultravioleta.


Texto Anterior: Passei por isso: Só de encostar em alguém já começa a coçar
Próximo Texto: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.