São Paulo, sexta-feira, 03 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

88% aprovam operação no Rio, diz Ibope

Pesquisa feita no Estado mostra que só 3% dos entrevistados não apoiam ações nos morros

70% acham que o Rio será mais seguro ao fim da operação; para 69%, a imagem da cidade no exterior vai melhorar

RODRIGO RÖTZSCH
DO RIO

Pesquisa divulgada ontem pelo Ibope mostra uma maciça aprovação popular às ações policiais no Rio.
Pelo levantamento, 49% dos entrevistados aprovam "totalmente" as medidas. Outros 39% as aprovam -um total de 88% de apoio.
Só 3% desaprovam as ações. A pesquisa ouviu por telefone mil pessoas de 16 anos ou mais em todo o Estado do Rio de 27 e 29 de novembro e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
A operação de retomada do Alemão, acompanhada ao vivo pelas TVs, ocorreu no dia 28. Já as denúncias de abusos cometidos por policiais ganharam repercussão só a partir do dia 30.
A pesquisa mostra ainda que 93% das pessoas aprovam a participação das Forças Armadas nas ações. Dos entrevistados, 70% acham que o Rio será um local mais seguro ao fim da operação e 69% creem que a imagem da cidade no exterior será melhor ou muito melhor depois das ações.
A maioria (54%) acredita, porém, que os acontecimentos vão prejudicar um pouco (36%) ou muito (18%) a realização da Olimpíada de 2016 e da Copa de 2014 na cidade.

DISQUE-DENÚNCIA
Após bater recordes e levar os policiais a prender criminosos e fazer apreensões, as ligações para o Disque-Denúncia diminuíram.
Na tarde de ontem, foram 104 denúncias relacionadas à ação policial no complexo, a maioria sobre paradeiro de criminosos. Novembro foi o mês com maior número de ligações (12.683) nos 15 anos do Disque-Denúncia.

Colaboraram JOÃO PEQUENO e FELIPE CARUSO


Texto Anterior: Forças Armadas permitem manter cronograma de UPPs, diz Cabral
Próximo Texto: Brasileiro confia pouco na polícia, aponta Ipea
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.