São Paulo, sexta-feira, 03 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CARLOS HUMBERTO PEDERNEIRAS CORRÊA (1941-2010)

Estudioso da história catarinense

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Inicialmente, Carlos Humberto Pederneiras Corrêa ensinou história antiga e medieval, até que decidiu se especializar na história de seu Estado natal: Santa Catarina.
Nascido em Florianópolis, Carlos era filho e neto de médicos. O avô, também poeta, pertenceu à ACL (Academia Catarinense de Letras), e o pai foi deputado estadual.
Fugindo da tradição, ele optou por estudar história, formando-se em 1964 pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Fez mestrado na instituição e doutorado na USP, em 1982.
Na UFSC, onde se aposentou, Carlos chegou a ser professor titular de história.
Lançou livros sobre Santa Catarina. Sua última obra de maior impacto foi "História de Florianópolis Ilustrada" (2004), que teve três edições.
Um de seus trabalhos mais importantes, segundo a família, foi sua tese de doutorado sobre Santa Catarina durante a Revolução de 1930.
Dirigiu o Museu de Arte Moderna de Florianópolis e o Departamento de Cultura do Estado. Nos últimos tempos, além de ser da ACL, como o avô, presidiu o Instituto Histórico e Geográfico de SC.
Brigava há uns cinco anos pela construção da nova sede do instituto e da academia. O prédio, que estava em reforma, deve ser inaugurado nas próximas semanas, sem a presença de Carlos.
Ele havia viajado para a Bolívia, onde assinara acordo de cooperação com a Academia Boliviana de História.
Na quarta (24), morreu em La Paz, aos 69, após um infarto. Seu corpo chegou anteontem a Florianópolis e foi cremado. Deixa viúva, o filho, Ylmar, médico, e neta.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Aluno morre na USP e corpo só é retirado 6 horas depois
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.