São Paulo, quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Docente terá abono por desempenho, diz secretário

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário de Educação, Alexandre Schneider, afirmou que implementará novos programas nas escolas municipais, na tentativa de melhorar a qualidade da rede.
Um deles será a bonificação aos servidores com base no desempenho.
O indicador não está finalizado, mas deve considerar três pontos: o critério precisa ser fácil de os docentes entenderem; deve considerar a realidade de cada escola; e precisa considerar a melhora de todos os alunos do colégio.
O titular da pasta diz que o modelo estará pronto em março. No mesmo mês, deverão ser entregues novos materiais para os alunos, com livros de exercícios -que não havia na rede.
Outra mudança será o envio dos resultados da Prova São Paulo para os pais dos alunos. A ideia é que eles participem mais da educação dos filhos.
Para o presidente do Sinesp (entidade que reúne gestores das escolas), João Alberto Rodrigues de Souza, houve melhorias na rede, como a diminuição de escolas com o "turno da fome" e concurso público para professores e gestores.
Um dos principais problemas, afirma, é o excesso de burocracia em cima dos diretores de escola. "Eles não têm tempo de se envolver nas ações pedagógicas. É muito formulário para preencher, distribuição de material escolar, leite."

Nova escala
Na Prova São Paulo 2009, a secretaria decidiu tornar mais exigentes os patamares esperados para cada série. O padrão escolhido foi o adotado pelo movimento Todos pela Educação, que fixou metas nacionais -objetivos considerados rigorosos por pesquisadores.
"Quisemos dar um recado de que queremos mais de cada escola", disse Schneider. (FT)


Texto Anterior: Aluno continua mal em matemática em SP
Próximo Texto: Entrevista: "Resultado é escandaloso", diz pesquisador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.