São Paulo, quinta-feira, 04 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação antitráfico pode explicar mortes, diz polícia

AFONSO BENITES
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS E A SÃO VICENTE

Para a Polícia Civil, a ação do tráfico em São Vicente pode explicar o aumento do índice de homicídios na cidade da Baixada Santista em 2009. Foram 59 assassinatos no ano passado, sendo que seis das vítimas eram policiais militares.
"Pelo que apuramos até agora, os assassinatos de policiais no ano passado ocorreram em retaliação à morte de um traficante da região", afirmou ontem o delegado Pedro dos Anjos, do 1º DP da cidade.
O que nem o delegado nem o presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) da região, Davi Rangel, conseguem afirmar com exatidão é se esse traficante pertencia a alguma facção criminosa. "É difícil dizer se era do PCC [Primeiro Comando da Capital] ou de qualquer outro grupo."
Em 2009, houve 40% mais homicídios do que no ano anterior em São Vicente. Subiu de 35 para 59. Em Santos, a maior cidade da região, foram 33 casos, contra 16, em 2008 -mais do que o dobro.
Na região do Deinter (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo - Interior) 6, com sede em Santos e que atende também o litoral sul, houve o maior crescimento de homicídios de todo o Estado: 37,05%.
"Ficamos surpresos com esse aumento em Santos. Não saberia te dizer com certeza o que ocorreu. Talvez falte punir com mais rigor os pequenos delitos, como vandalismo e ameaças. Se o criminoso vê que pode cometer qualquer delito e não sofre nenhuma pena, ele passa a pensar que pode matar ou roubar", disse o delegado do 1º DP de Santos, João Milham.
Assim como os casos de homicídio, o roubo foi outro índice que sofreu elevação no ano passado, depois de sofrer seguidas quedas desde 1999 nas duas cidades. Em Santos, o crescimento desse tipo de crime foi de 26% e em São Vicente, 13%.
"É claro que é ruim falarmos em aumento dos crimes na nossa região. Mas, hoje, temos observado que pelo menos aumentou o policiamento nas ruas e nas áreas turísticas", afirmou o vice-presidente do Sindicato dos Hotéis de São Vicente, Salvador Lopes.
Para policiais consultados pela Folha na Baixada Santista, outros dois fatores podem ter influenciado na elevação dos principais índices de criminalidade da região: a subnotificação de delitos, ocasionada pela greve da Polícia Civil em 2008, e o aumento do fluxo de turistas nas cidades litorâneas, fluxo esse que nenhum deles soube detalhar de quanto foi.


Texto Anterior: Mairiporã: Cidade tem maior índice de homicídios no estado
Próximo Texto: Precaução: Por ordem de clube, Robinho circula em santos escoltado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.