São Paulo, sexta-feira, 04 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Desabamento de laje em obra deixa operário ferido na zona sul

Defesa Civil e subprefeitura interditam construção de shopping

DE SÃO PAULO

Pelo menos um operário ficou ferido no desabamento de uma laje ontem cedo em Santo Amaro, na zona sul da capital paulista.
A montagem da estrutura que caiu ocorria na obra de um shopping, perto da ponte do Socorro. Depois do acidente, a Defesa Civil interditou a construção.
Segundo informações oficiais, o homem ferido não corria risco de morte.
A Subprefeitura de Santo Amaro interditou o local. Os responsáveis pela construção deverão apresentar os documentos da obra, que acontece na avenida das Nações Unidas.
O desabamento aconteceu por volta das 7h40. Ao todo, sete carros do Corpo de Bombeiros e um helicóptero Águia, da Polícia Militar, foram mobilizados para prestar socorro no local.
A Folha não conseguiu descobrir o nome do proprietário ou do responsável pela construção.

ENGENHARIA
Apesar de serem acidentes distintos, o desabamento de ontem e do prédio residencial em Belém (PA), no sábado, possuem as mesmas raízes, diz Luiz Alberto Costa, presidente Associação de Pequenas e Médias Empresas de Construção Civil.
"Os dois acidentes, que ainda terão suas causas apuradas, podem dar um alerta. É preciso aperfeiçoar a qualificação das pessoas que trabalham em níveis gerenciais do setor", diz o especialista.
A construção civil, lembra Costa, cresceu de forma acentuada nos últimos anos. "De 2009 para 2010, houve um crescimento de 11%", diz.
Apesar de existirem deficiências na qualificação de pessoal, os índices de segurança na construção civil nacional, diz o engenheiro, ainda é considerado alto.
"Mas não é o pedreiro ou o servente que cometem os erros. Alguém está na gerência daquele trabalho", afirma.
Na Amazônia, o desabamento do prédio em construção no centro de Belém matou três pessoas. Dois operários e uma mulher, que era vizinha a obra. O edifício Real Class tinha 34 andares e estava em fase da acabamento.


Texto Anterior: Área do shopping Frei Caneca crescerá 25%
Próximo Texto: Mortes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.