UOL


São Paulo, terça-feira, 04 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com faixas e cartazes, foliões ironizaram políticos e fizeram sátiras contra o escândalo dos grampos baianos

Em Salvador, bloco critica Lula, Bush e ACM

MANUELA MARTINEZ
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Com pouco mais de dois meses de governo, a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi criticada ontem à tarde por cerca de 3.000 integrantes do bloco Mudança do Garcia, no quinto dia oficial do Carnaval de Salvador.
Sem os potentes amplificadores dos trios elétricos tradicionais, o bloco recorreu às faixas e cartazes para ironizar políticos e satirizar o escândalo dos grampos baianos.
O programa Fome Zero, lançado pelo PT, não escapou das sátiras. "Para zerar a fome no Brasil, só retirando o estômago do povo", dizia uma das faixas.
"Existem três condições para você ter uma amante: a primeira é assistir à novela das 20h; a segunda é participar do "Big Brother'; e a terceira, pergunte ao Toninho" (uma referência ao senador Antonio Carlos Magalhães, que teria mandado grampear o telefone de Adriana Barreto, sua ex-namorada), informava um cartaz. Caricaturas associando ACM aos grampos decoravam três carroças puxadas por cavalos que invadiram o Campo Grande (centro), a principal passarela da folia baiana.
Desde que iniciou a sua participação no Carnaval de Salvador, há 53 anos, o bloco não utiliza seguranças ou abadás para identificar os seus foliões. "O nosso Carnaval é para o povo", disse Lourival Chaves, um dos organizadores da entidade.
A eventual guerra entre os EUA e o Iraque também serviu de tema para o desfile do bloco. "É muita bucha para um Bush só", dizia uma faixa, referindo-se ao arsenal de guerra dos norte-americanos.
Os primeiros-ministros Tony Blair (Inglaterra) e Ariel Sharon (Israel), aliados dos EUA, também foram satirizados pelos foliões. Segundo seus dirigentes, o bloco começou a desfilar na década de 20, para ironizar uma prostituta que morava no bairro. Mas somente na década de 50 é que o bloco ganhou a estrutura atual.


Texto Anterior: Danuza Leão: A alegria é de graça
Próximo Texto: Maracatu rural colore as ruas de Pernambuco
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.