São Paulo, sexta-feira, 04 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVESTIGAÇÃO

Câmara aprova CPI para apurar tráfico de arma

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem projeto de resolução que cria uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o tráfico de armas no país.
Apesar de criada, a CPI tem que aguardar ainda a instalação pela Mesa da Câmara, com a conseqüente indicação de 25 integrantes, para começar a funcionar.
O autor do projeto, deputado federal Moroni Torgan (PFL-CE), disse que o suposto descontrole das fronteiras estaria permitindo a entrada de armamento pesado no país.
"A CPI se justifica pelo fato de que as autoridades constituídas nos Estados e nos municípios encontram-se inertes e impossibilitadas operacionalmente de restabelecer a ordem nos centros urbanos", afirma na justificativa ao projeto.
Ele disse que as fronteiras com o Paraguai, a Bolívia e a Colômbia são as principais portas de entrada de armas para o Brasil.
O projeto para a criação da CPI seguiu um caminho diferente do tradicional, que é o recolhimento de assinaturas entre os deputados. Como há vários outros pedidos de CPI esperando na fila, os deputados que defenderam a proposta decidiram levar o projeto diretamente para aprovação em plenário. Com isso, ele tem prevalência sobre os demais.


Texto Anterior: Polícia detém suposto líder do PCC no litoral
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.