São Paulo, quarta-feira, 04 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modelo foi criado na América do Norte há 40 anos

DA SUCURSAL DO RIO

O modelo que inspirou o projeto brasileiro de revitalização urbana nasceu no Canadá em 1970. Nos EUA, as BIDs atingiram mais de mil áreas.
Em Nova York, as BIDs foram usadas na administração de 60 áreas como a Times Square. Na 5ª Avenida, também beneficiada, o índice de roubo caiu 94% desde que foi criada a BID, em 1993. "Criamos uma atmosfera mais agradável", afirma Tom Cusick, presidente da BID da área.
Para entender o funcionamento do modelo americano, a Associação Comercial do Rio contou com o apoio de empresas que seriam inicialmente beneficiadas com a criação das AREs brasileiras. Paul Levy, presidente da BID da Filadélfia, foi contratado pela Petrobras. A consultoria Accenture fez o plano de negócios. A Vale, também sediada no centro do Rio, contratou advogados para estudar como a área pode ser criada juridicamente. (SL)


Texto Anterior: União propõe imposto para revitalização de áreas comerciais
Próximo Texto: Prefeitura libera frota a diesel irregular de inspeção vencida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.