São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura usa detector de metal para achar bueiro sob asfalto

Limpeza de galerias em São Paulo é dificultada por recapeamento malfeito

Leticia Moreira/Folha Imagem
Prefeito Gilberto Kassab acompanha o uso do detector no Brás

DO "AGORA"

Por causa de um recapeamento malfeito, a Prefeitura de São Paulo precisou usar uma espécie de detector de metal para limpar as galerias pluviais da avenida Rangel Pestana, no Brás (região central).
Como o asfalto encobre as tampas que ficam no meio do corredor de ônibus da via, os técnicos têm de procurar com o aparelho onde está a entrada, arrebentar o piso e, só depois, começar a limpeza.
Ontem, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) participou de uma vistoria na avenida e confirmou a utilização da máquina.
O subprefeito da Mooca, Rubens Casado, admitiu que os bueiros encobertos dificultam o trabalho de limpeza. Segundo ele, o mapeamento das áreas que alagam, o planejamento da ação e a limpeza de quatro quarteirões -entre a rua Joli e a do Hipódromo- demorou quase um mês. "Ali, foi difícil encontrar os postos de visita", afirmou, usando o nome técnico das tampas de bueiros.
A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras afirmou que a cobertura "se deu ao longo dos anos". Segundo a pasta, "a última renovação do pavimento total da Rangel Pestana ocorreu há mais de oito anos".
A assessoria da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), no cargo à época, afirmou que "recapeamentos realizados pela sua gestão respeitaram normas e padrões técnicos".
A SPTrans, responsável pelo corredor de ônibus, afirmou que mantém na superfície todas as tampas de galerias. Segundo a empresa, o último recapeamento do corredor da avenida Rangel Pestana foi feito em setembro, mas os bueiros já não estavam aparentes.
A empresa afirmou que vai verificar em relatórios anteriores quando as entradas das galerias sumiram.
No local, a subprefeitura teve de encontrar e reabrir quatro bueiros. Segundo técnicos, a abertura é necessária quando o bueiro está muito sujo.

Limpeza
Durante a vistoria, Kassab afirmou que, em um mês, cerca de um quarto dos bueiros da cidade foi limpo. "Nós fizemos até agora, em um mês, aproximadamente 110 mil limpezas de bueiros e postos de visita." Na cidade, segundo o prefeito, há 400 mil bocas de lobo.
Kassab diz que a intenção é limpar todos os bueiros ao menos uma vez por mês. Mas, segundo ele, estão sendo feitos estudos sobre o orçamento e o número de funcionários suficientes para atingir a meta.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: USP, Unesp e Unicamp dão reajustes a professores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.