São Paulo, domingo, 04 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

análise

Crise no setor vai repercutir no mundo

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma crise no transporte coletivo de Curitiba tem um efeito que vai muito além do dia a dia de quem vive na cidade. Sem exageros, pode ter repercussão mundial e até influenciar os debates sobre como deve se deslocar tanto a população de São Paulo como a de regiões dos EUA ou da China.
Curitiba virou referência internacional de transporte rápido e de qualidade usando ônibus.
O reconhecimento fora do país é muito maior do que se imagina por aqui. Enquanto os brasileiros invejam a rede sobre trilhos de diversos países, não são raros os técnicos estrangeiros que citam Curitiba como um exemplo a ser seguido.
Ao exibir sinais de saturação, a primeira pergunta que pode influenciar as decisões pelo mundo é: vale a pena copiar Curitiba?
A resposta certamente vai depender de cada local. O metrô de São Paulo também é invejado -pela qualidade, não pelo tamanho. Mas tem linhas saturadas -uma delas carrega 9 pessoas por m2.
A saturação do transporte coletivo em Curitiba não quer dizer que ele tenha dado errado. Mas ela vai repercutir, e não faltará quem vá citar isso como argumento para defender os corredores de ônibus ou para rejeitá-los.



Texto Anterior: Curitiba promete aliviar transporte
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: O melhor prêmio de Nizan Guanaes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.