São Paulo, quinta-feira, 04 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mortes de civis em confrontos crescem 5%

DA REPORTAGEM LOCAL

O aumento do número de civis mortos pela Polícia Militar é um dos dados negativos que chama a atenção entre as estatísticas sobre a violência divulgadas ontem pela Segurança Pública.
Houve 102 mortes no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 5% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
Em comparações anteriores, dos primeiros trimestres de 2004 e 2005, havia ocorrido queda.
Segundo a secretaria, o número de pessoas presas aumentou 1,39%, o que "reflete o aumento da interface polícia-criminalidade", e resultou também em um aumento da letalidade.
De acordo com a pasta, no entanto, a relação entre o número de pessoas presas e a quantidade de mortos em confronto com a polícia ficou abaixo de 0,5%.
O aumento do roubo de cargas é um outro ponto negativo das estatísticas. Pelos dados, apesar da tendência de queda geral dos índices de roubo, na categoria houve crescimento em todo o Estado, de 3%, comparando-se os primeiros trimestres de 2005 e 2006. Mas na capital esse tipo de crime recuou mais de 6%.
No caso dos roubos a banco também houve aumento. Foram 19 casos a mais do que em 2005, num total de 56 ocorrências.
Segundo Túlio Khan, coordenador da pesquisa, as quadrilhas têm usado os roubos a bancos para conseguir também armas, levadas dos vigias. (FL)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto: "Metade dos docentes já foi xingada..."
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.