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Modelo de blocos já é adotado em cursos da Unifesp
DA REPORTAGEM LOCAL
A organização do ensino sem
a divisão rígida de disciplinas
tem sido adotada no ensino superior e em projetos especiais
da educação básica no país.
No campus da Baixada Santista (litoral sul de SP) da Unifesp (Universidade Federal de
São Paulo), em vez de disciplinas, foram criados quatro blocos de ensino. Um curso tradicional na instituição tem cerca
de 40 matérias. A unidade foi
inaugurada em 2006.
A intenção foi integrar melhor os conteúdos apresentados. No ensino superior geralmente há concentração de matérias teóricas no início do curso e práticas no final.
Nas escolas do Procentro
(Programa de Desenvolvimento dos Centros de Ensino Experimental), em PE, parte do currículo une diversas matérias.
Cerca de 19 mil alunos participam do programa, que une o
Estado e a iniciativa privada.
A média no Enem 2007 de
uma das escolas do projeto foi
superior à do Rio Grande do
Sul, a maior do país (62 e 58).
(FT)
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