São Paulo, segunda-feira, 04 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LUZIA ORTEGA PAIVA (1939-2009)

As receitas secretas da merendeira

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

A filha Luciane até criou no site Orkut uma comunidade com o nome "Hospital do Servidor Público Estadual - cardiologia nota mil", tamanha a satisfação da família pelo tratamento dado pela instituição à merendeira Luzia Ortega Paiva, 69.
Há cerca de 30 dias, dona Luzia deu entrada no hospital após sofrer um infarto. Em pouco tempo, revela a filha, ficou conhecida de todo mundo. Especialista em assuntos de cozinha, gostava da comida do hospital. "O que é uma coisa difícil de acontecer",brinca Luciane. Em casa, deixou muitos livros de culinária e inúmeros caderninhos nos quais anotava receitas. As técnicas que usava em alguns de seus pratos mais famosos entre a família, como a sardela que fazia, por exemplo, eram segredo de Estado.
"Divertidíssima", como a descreve a filha,Luzia era especialista em fazer massas. Segundo Luciane, sua mãe foi merendeira do colégio estadual MMDC, em SP, até se aposentar, em 2006. Nascida em Araraquara (SP), veio cedo à capital, onde as irmãs já moravam. Num dos trabalhos que teve, conheceu o marido, com quem foi casada por 32 anos. Há cerca de dez anos, o companheiro morreu, em conseqüência de problemas de úlcera.
Para Luciane, ela conseguiu "superar a perda". Morreu no domingo, 26, vítima de outro infarto. Teve três filhos e quatro netos. A missa de sétimo dia foi anteontem, em São Paulo.

Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Estradas têm tráfego intenso na volta do feriado prolongado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.