São Paulo, terça-feira, 04 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Erros são normais, diz ex-presidente do Inep

Para Reynaldo Fernandes, avaliações não são imunes a falhas, mas contribuem para melhorar a educação

ANTÔNIO GOIS
DA SUCURSAL DO RIO

Em quatro anos à frente do Inep (instituto do MEC responsável por estudos e avaliações educacionais), o economista Reynaldo Fernandes ajudou a criar o Ideb (índice que avalia a qualidade do ensino nas escolas públicas), venceu resistências à divulgação das médias do Enem por colégio e consolidou avaliações no ensino superior.
Sua passagem, no entanto, ficou marcada pelo furto da prova do Exame Nacional do Ensino Médio e pelas repetidas falhas nos processos de inscrição e seleção de vagas pelo exame.
Na primeira entrevista após sair do cargo, há cinco meses, ele diz lamentar que o debate sobre o que se deve esperar do ensino médio tenha ficado em segundo plano e que sempre haverá erros em avaliações.

ENEM
"Passei 2009 discutindo as mudanças no exame. A única questão que não mudou foi o processo de escolha, por licitação, de uma empresa para aplicar as provas. E foi aí que houve problema. A área técnica nos garantiu que era possível fazer o exame em 2009.
Tenho esperança de que a gente consiga retomar a discussão mais importante, sobre quais conteúdo devemos esperar que os alunos aprendam."

ERROS EM AVALIAÇÕES
"Isso é normal. Não há como, num volume de avaliação desses, com 6 milhões de alunos, não acontecerem erros. Mas são pontuais e, quando apareciam resultados estranhos, eu sempre pedia para recalcular."

RANKINGS
"A escola é muito mais complexa do que qualquer indicador. As avaliações dão uma informação importante, mas não completa. O que a avaliação de escola mostra é apenas um indicador de aprendizado dos alunos. Isso tem a ver com ele, com sua família, com o ambiente e também com a escola.
As pessoas mais relevantes de cada escola sabem com quem devem comparar seus resultados. O diretor sabe qual escola tem perfil semelhante. Os professores e pais também costumam saber com quem devem comparar os resultados."

AVALIAÇÕES
"Elas não são resposta para todos os problemas, mas estão contribuindo para melhorar a qualidade da educação."

FOLHA ONLINE
Leia a íntegra da entrevista
www.folha.com.br/101239



Texto Anterior: Crédito para estudantes terá juro menor
Próximo Texto: Sem vaga grátis, parar em Moema deve ficar mais caro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.