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Consórcio quer fazer monotrilho por 43% a mais do que previsto
Melhor proposta para traçado que vai de Vila Prudente até Cidade Tiradentes é de consórcio liderado pela Queiroz Galvão
Metrô diz que, apesar da abertura dos envelopes, as propostas ainda estão sendo analisadas; obra prolonga a linha 2-verde
RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL
Abertos os envelopes da licitação, a melhor proposta para a
construção do monotrilho em
São Paulo, que deverá ir da estação Vila Prudente até Cidade
Tiradentes (zona leste), foi do
consórcio Queiroz Galvão/
OAS/Bombardier, que apresentou um preço 43% superior
ao teto estipulado pelo Metrô.
O consórcio pediu pela obra
R$ 2,99 bilhões -o teto fixado
pelo Metrô era de R$ 2,09 bilhões. Apesar da abertura dos
envelopes, o governo informou
que ainda não endossou o resultado e que deverá chamar o
consórcio para discutir valores.
Por meio da sua assessoria de
imprensa, o Metrô informou
que "recebeu as propostas para
a extensão da linha 2-verde e
que elas estão sendo analisadas. Somente ao final desta etapa, o Metrô se pronunciará".
Ontem, conforme a Folha
revelou, o Metrô rejeitou as
propostas abertas para o lote 2
da linha 5-lilás por considerar
o preço alto demais. Naquele
caso, o ágio foi de cerca de 30%.
Já no processo para construção do monotrilho, o outro
consórcio concorrente, formado pela Andrade Gutierrez/
Scomi, havia apresentado preço muito maior: R$ 4,98 bilhões, ou 138,2% acima do teto.
O projeto do monotrilho é
polêmico desde o início. A previsão original era que o trecho
fosse coberto com estações de
metrô. Em 2009, no entanto,
surgiu na Secretaria de Estado
dos Transportes um novo projeto, que substituía as estações
tradicionais de metrô por um
sistema chamado "monorail"
(monotrilho), no qual veículo
circula sobre um único trilho.
Alguns estudiosos -inclusive técnicos do Metrô- acreditam que o sistema "monorail"
não tem capacidade para suprir
a demanda e que, embora mais
caro, o mais lógico e eficiente
seria o prolongamento de uma
linha de metrô comum.
O trecho 1 vai da estação Vila
Prudente até a estação Oratório, num total de 2,8 km. O trecho 2 vai da Oratório até a estação São Mateus e compreende
10,5 km. O trecho final liga São
Mateus até a estação Hospital
Cidade Tiradentes (são 11 km).
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