São Paulo, sexta-feira, 04 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na pré-parada, plateia assiste ao "nascimento" de drag queen

DE SÃO PAULO

Diante de uma plateia de 15 pessoas, o professor ensina, com toda a didática, os passos necessários para transformar um homem numa drag queen.
Ele usa um modelo, que masca chiclete sentado numa cadeira, para aplicar a teoria à prática. Suas mãos pouco a pouco dão forma feminina ao rapaz -maquiagem, cílios, batom, peitos, vestido, salto alto e peruca.
Parte dos alunos está atenta. Fazem anotações ou levantam o dedo para perguntar o tom da maquiagem. Alguns fazem biquinho, com espelhos na mão, enquanto pintam os próprios olhos.
Outra parte não está tão atenta. Dos pés à cabeça, o professor os distrai: a farta peruca loira oxigenada, o vestido tomara que caia terminando no meio da coxa, os sapatos reluzentes, os exagerados cílios que a cada piscada parecem mais robustos...
"Gente, agora eu preciso "glitterizar" o olhar do César [o modelo], dar aquela iluminada", ensina Ailton de Almeida, que vestido de drag queen só atende pelo codinome Sissi Girl.
Ajudada por outras drag queens, Sissi Girl deu essa palestra ontem, numa tenda montada no Vale do Anhangabaú (centro de São Paulo). A aula "linha de montagem" -quando se fantasia, a drag queen diz que "se monta"- foi uma das atividades preparatórias da multitudinária parada gay de São Paulo, marcada para este domingo.
Lully Cow, uma das ajudantes, pede a palavra e explica que aquele glitter não é o mesmo usado nas fantasias do Carnaval. "Pelo amor de Deus, gente, isso aqui é maquiagem. O glitter do Carnaval é vidro moído. Cuidado!"
Depois, ensina que uma forma barata de fazer peitos postiços é encher duas meias-calças com alpiste e vestir o sutiã.
Assim que põe uma peruca vermelha cheia de cachinhos no modelo, Sissi Girl anuncia em tom de vitória: "Gente, aqui está o nascimento de uma drag queen". A plateia bate palmas e solta gritinhos. (RICARDO WESTIN)


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.