São Paulo, quarta-feira, 04 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reforma de pista de Cumbica pode agravar caos aéreo

DA REPORTAGEM LOCAL

A reforma da pista principal de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), que deve começar em 23 de julho e terminar em dezembro, pode agravar ainda mais a crise aérea dos últimos cinco dias. Nesse período, apenas a pista auxiliar irá operar.
Segundo o Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), nos cinco meses de obras, 12 vôos por hora (entre pousos e decolagens) deixarão de operar no aeroporto, prejudicando os usuários.
De acordo com o comandante Ronaldo Jenkins, diretor técnico do Snea, haverá uma redução de 42 movimentos por hora para 30 operações.
"A reforma vai atrapalhar muito porque só terá uma pista para operar", disse Jenkins.

Menos carga
O Snea diz também que, além da redução de vôos, os aviões terão de operar com menos carga -cerca de uma tonelada a menos. O motivo: com 3.000 metros de extensão, 500 metros a menos que a principal, a pista auxiliar de Cumbica exige que aviões decolem mais leves.
Procurada, a Infraero informou que as obras não vão trazer prejuízo aos passageiros, mas confirmou que o peso da carga que os aviões carregam será reduzido. Segundo a estatal, o assunto foi discutido com as companhias aéreas e um estudo mostra que os problemas serão mínimos. (KT)


Texto Anterior: Nevoeiro fecha Cumbica por seis horas
Próximo Texto: Infraero descarta ILS 3, para pouso sem visibilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.