São Paulo, sábado, 04 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Governo de SP financiará filmes sobre bairros no entorno da cracolândia

TAI NALON
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se o Bom Retiro ganhasse um filme contando sua história, poderia ser mudo. Sentados nas lanchonetes, buscando os filhos nas escolas judaicas e saindo dos templos presbiterianos, coreanos e judaicos evitam falar sobre a preferência pelo bairro. "Moramos aqui, gostamos daqui. Isso basta", disse Leandro Kim, dono de uma loja de cópias.
O desafio ficará com os cineastas interessados no projeto "Telefilmes Cultura", anunciado na segunda-feira pelo governo do Estado.
Além do Bom Retiro, os bairros da Luz e Campos Elíseos poderão ter ruas, moradores, trabalhadores e rotina retratados em ficção. O resultado será exibido na TV Cultura em novembro de 2010.
"Como existe o projeto Nova Luz [na atual cracolândia], que deve mudar radicalmente o local, a ideia é retratar enquanto há tempo a história da região", diz André Sturm, coordenador de fomento da Secretaria da Cultura. Os cineastas têm liberdade criativa e poderão usar a estrutura da TV Cultura para produzir um telefilme de 52 minutos.
A secretaria dará R$ 40 mil a dez projetos inéditos de roteiro. Depois, quatro receberão R$ 600 mil para o filme.
Para a empacotadora Iolanda Torres, que trabalha na 25 de Março, assistir algo sobre a história da Luz já seria novidade. Como se trata de ficção, ela prefere histórias felizes. "Seria bom ver o bairro sem lixo pela manhã e sem usuários de drogas à noite."


Texto Anterior: Metrô quer reduzir lentidão em dia de chuva
Próximo Texto: Foco: Aos 50 anos, ponte aérea vê número de passageiros dobrar em uma década
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.