São Paulo, quinta-feira, 04 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

No Sul, gelo na rede elétrica gera apagão

NATÁLIA CANCIAN
DE SÃO PAULO

O gelo que se formou em fios de energia elétrica devido ao frio intenso fez uma cidade inteira de Santa Catarina acordar no escuro na manhã de ontem.
Em Urupema, na serra catarinense, o peso do gelo derrubou os fios da rede de energia. A cidade toda ficou sem luz por cerca de oito horas.
A falta de energia também atingiu parte da área rural das cidades vizinhas Urubici e São Joaquim. "Não deu para ligar o aquecedor", lamentou Vicente Arruda dos Santos, 37, que, ao acordar, teve que vestir mais roupas para espantar o frio.
A energia foi restabelecida no centro da cidade por volta das 11h. Na área rural, o apagão ainda afetava pelo menos cem famílias até o início da noite de ontem.
Segundo o engenheiro Juliano Pereira, da empresa responsável pelo fornecimento de energia, o vento e a neve dificultaram a ação das equipes. A previsão é que a situação esteja normalizada na manhã de hoje.

MAIS FRIO
O frio ficou mais intenso em todo o Sul do país ontem. A menor temperatura registrada na região foi em Urubici, com 2,3°C negativos.
Também voltou a nevar em pelo menos três cidades da serra catarinense. Em São Joaquim, a sensação térmica chegou aos 14°C negativos pela força dos ventos.
Cerca de 3.500 alunos da rede estadual estão sem aulas em quatro cidades da região até sexta-feira.
A previsão é que o frio continue até o fim de semana devido a uma massa de ar polar, de acordo com o meteorologista Flávio Varone, do Inmet-RS (Instituto Nacional de Meteorologia).
Segundo Varone, hoje, ainda há possibilidade de neve, principalmente em cidades das serras gaúcha e catarinense. Mas as chances são menores devido ao ingresso de um ar mais seco e à redução na umidade.
Hoje as temperaturas no Sul do país devem oscilar entre 5°C negativos e 18°C.


Texto Anterior: Foz do Iguaçu: Excesso de água limita visitas às cataratas
Próximo Texto: Em Brasília, fogo em mata destrói um restaurante
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.