São Paulo, quarta-feira, 04 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frente fria provoca geadas até em MS

DA AGÊNCIA FOLHA

As baixas temperaturas provocaram ontem geadas em Mato Grosso do Sul. Foi a segunda queda de gelo na região neste ano e, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a temperatura chegou aos 2,2C.
Também geou em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Cidades do sul de Minas Gerais e da região do Triângulo Mineiro registraram o frio mais intenso do ano no Estado, sendo que em sete delas ocorreram geadas.
A pior situação, segundo o 5º Distrito de Meteorologia em Belo Horizonte, ocorreu em Caldas (434 km da capital mineira), que registrou -3,3C. Outras cinco cidades da região sul, além de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, também sofreram geadas de menor intensidade.
Belo Horizonte passou por sua madrugada mais fria em 2002, com aferições próximas aos 10C.
O chefe da Seção de Previsão do Distrito de Meteorologia, Jorge Luiz Moreira, afirmou que, embora os índices não sejam comuns nesta época do ano, não poderiam ser considerados atípicos. Ele informou que o frio e as geadas poderiam voltar a ocorrer durante a madrugada de hoje, mas que a tendência era de aumento da temperatura.
Ontem voltou a gear na maioria das regiões do Paraná. A mais baixa temperatura, de -3,2C, foi registrada em Palmas, na região sul.
Geadas também ocorreram na região de Curitiba, onde os termômetros acusaram temperatura de -1C.
Em Foz do Iguaçu, no oeste paranaense, onde o clima é habitualmente ameno mesmo no inverno, o frio foi intenso, com os termômetros marcando 1C.
As geadas em período inesperado causaram prejuízos nas culturas de trigo, frutas e hortaliças. Os preços das verduras nas centrais de abastecimento do Paraná subiram ontem.
Em Santa Catarina, as menores temperaturas ocorreram no oeste do Estado.
Apesar de a massa de ar polar estar perdendo força, a meteorologia prevê a chegada de uma nova frente para o final de semana. Há possibilidade de que ocorra precipitação de neve novamente nos próximos dias.
Em Caçador, os termômetros registraram -3,6C, muito perto da temperatura mais baixa registrada este ano no Estado, de -4C.
Em Bom Jesus (RS), foram registradas mínimas de -1,2C. Em Porto Alegre, a mínima chegou a 6C.


Texto Anterior: Clima: Frio recorde afeta até trens em São Paulo
Próximo Texto: Temperaturas devem subir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.