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Linha 4 do metrô vai funcionar mesmo sem estação Pinheiros
Decisão foi tomada diante da "imprevisibilidade da liberação
das obras" pelo Instituto de Criminalística, que investiga o local
Tempo de adiamento vai
depender do período de
coleta das provas sobre as
causas da cratera que
deixou 7 mortos em janeiro
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
O Metrô de São Paulo decidiu
que a linha 4-amarela vai começar a funcionar mesmo sem
a estação Pinheiros, onde a
abertura de uma cratera deixou
sete mortos em janeiro.
Ela era uma das mais importantes da primeira fase da obra,
mas só deve ser aberta aos passageiros num segundo momento. O tempo de adiamento ainda será definido -a depender
da coleta das provas da investigação da tragédia pelo IC (Instituto de Criminalística).
O Metrô diz que tomou a decisão diante da "imprevisibilidade da liberação do canteiro
de obras" pelo IC. Já há um
atraso de 53 dias no cronograma de escavações na área.
O governo José Serra (PSDB)
afirma oficialmente que prevê
inaugurar a primeira etapa da
linha 4 no segundo semestre de
2009, embora, conforme apurou a Folha, já existam discussões sobre um eventual adiamento para 2010, ano de eleições estaduais e presidenciais.
O Metrô diz que, mesmo não
sendo entregue junto com as
demais (Butantã, Faria Lima,
Paulista, República e Luz), não
houve, "por enquanto", decisão
de adiar Pinheiros para a segunda etapa -programada, na
melhor hipótese, para 2012.
O período de coleta de provas pelo IC deve ser estendido
até janeiro de 2008.
Pelo contrato em vigor hoje
(e que será modificado), a primeira fase da linha 4 teria que
ser entregue até dezembro do
próximo ano.
A estação é considerada estratégica por conta da integração com a linha C da CPTM,
que liga Osasco a Jurubatuba.
Ela deve receber 140 mil passageiros/ dia -a quarta maior
dentre as dez estações da linha
4. Perde para Luz (196 mil),
Paulista (167 mil) e República
(160 mil). A primeira fase da linha do metrô deveria, pelas
projeções originais, transportar 704 mil usuários por dia.
A Folha apurou que técnicos
do Consórcio Via Amarela, responsável pela obra, ainda consideram possível a entrega da
estação junto com as demais, se
a área fosse liberada pelo IC até
janeiro do ano que vem. O adiamento da inauguração vinha
sendo negociado com representantes do Consórcio ViaQuatro, que vai operar a linha
por 30 anos. Se tiver atraso para começar a operação, há previsão de multa para o Metrô.
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