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Trânsito ameaça animais silvestres de parque em SP
Macacos e preguiças são atropelados na avenida Miguel Estéfano, que passa pelo zoológico e o Jardim Botânico
Projeto prevê criação de uma avenida-parque, com mudança de traçado da avenida e limitação de tráfego pesado na região
TAI NALON
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Há quinze anos, macacos,
preguiças e aves compunham a
paisagem da então tranquila
avenida Miguel Estéfano, na
Água Funda (zona sul de SP).
Hoje, a fileira de carros nos horários de pico e o tráfego intenso de caminhões na via aceleram seu desaparecimento.
Alice Cruz, 42, é moradora da
região há 20 anos e resgatou,
somente neste ano, dois macacos bugios de um atropelamento na avenida. A via cruza o parque estadual das Fontes do Ipiranga -que abriga o zoológico
de São Paulo, o Jardim Botânico e representa mais de 10% da
cobertura vegetal do município- e, segundo ela, "é perigosa
e mal sinalizada".
"Há quinze anos, a avenida
era só mais um caminho para as
cidades do ABC. Agora caminhões fogem dos pedágios da
[rodovia dos] Imigrantes por
aqui", diz Vera Bononi, diretora
do Instituto de Botânica.
O estresse ambiental causado pelo tráfego intenso pode alterar a rotina da reserva e causar danos ao sistema -danos
esses sanados pelo veterinário
do zoológico André Nicolai.
Ele, que eventualmente recebe aves e macacos acidentados,
diz que os casos de atropelamento de macacos diminuíram
por conta da instalação da
"transbugio", uma espécie de
ponte para travessia desses animais. Afastar os demais bichos
do trânsito, dessa forma, seria
um passo a mais.
Avenida-parque
Na Miguel Estéfano, o trânsito de crianças e de pacientes do
hospital psiquiátrico da Água
Funda, além dos constantes
acidentes de carro, também são
objeto de preocupação do conselho de defesa do parque, que,
com a Secretaria de Estado do
Meio Ambiente, propôs à prefeitura a transformação da via
em uma avenida-parque.
A proposta prevê alargamento de calçadas, mudança no traçado da avenida e limitação do
tráfego pesado. A vedete da
ideia, porém, é a construção de
um boulevard para unir parte
do parque ao zoológico e ao
Jardim Botânico.
Órgãos estaduais e municipais formaram um grupo de estudos para avaliar a proposta e
divulgaram relatório favorável
às obras. A principal condição
para sua viabilidade, porém, é a
aprovação de uma antiga solicitação de moradores da zona sul
da cidade -a duplicação da avenida do Cursino.
"A duplicação é uma necessidade real. É bem possível que
seja viabilizada, se não por reivindicação do parque, mas devido ao estrangulamento do
trânsito da região", diz Fernanda Bandeira de Mello, assessora de projetos especiais da secretaria.
Estudos de impacto da medida estão sendo avaliados pela
secretaria dos Transportes,
mas, de acordo com a secretaria, o alargamento das calçadas
e uma possível ciclovia já podem ser viabilizados no prazo
de um ano.
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