São Paulo, Quinta-feira, 04 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade habilita alunos "jornalistas"

da Reportagem Local

Por meio da confecção de um jornal escolar, grupos de alunos em 110 escolas do Ceará estão se tornando porta-vozes de assuntos de grande importância para a comunidade.
O programa "Escola de Cidadãos", criado pelo instituto Comunicação e Cultura, habilita alunos de 12 a 20 anos para abordar em jornais temas como educação sexual, direitos humanos, meio ambiente e questões que envolvem a valorização da escola pública. Esse foi o projeto vencedor do Prêmio Itaú-Unicef na categoria "Ações Complementares à Escola".
"O jornal circula pela comunidade, tornando os alunos importantes agentes multiplicadores", diz Oscar Arruda, secretário-executivo da entidade, que tem parceiros como o Instituto Ayrton Senna e a Fundação Abrinq, entre outros.
O Instituto Socioambiental, de São Paulo, venceu na categoria "Formação Continuada de Professores", com um projeto de formação para o magistério de 50 professores indígenas do Parque Indígena do Xingu. "Esse projeto faz parte de um esforço para o fortalecimento cultural desses povos", diz Marina Kahn, secretária-executiva-adjunta do instituto.
O projeto é financiado pela Fundação Abrinq, pela entidade norueguesa Rain Forest e pela Fundação Ford.
Na categoria "Mobilização pela Educação" venceu o projeto "Estatuto do Futuro", do Rio de Janeiro. O Centro de Criação de Imagem Popular criou o projeto em 97, com o objetivo de divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente em escolas, órgãos públicos e instituições comunitárias. A entidade produz e distribui material educativo e capacita profissionais. Desde 98, a entidade estima ter alcançado cerca de 40 mil pessoas. O projeto é mantido principalmente com recursos de agências internacionais e vendas de produtos e serviços.


Texto Anterior: Pró-infância: Itaú e Unicef premiam ação que tira criança de garimpo
Próximo Texto: Fuga: Preso tenta fugir e fica pendurado em arame
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.