UOL


São Paulo, terça-feira, 04 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXECUTIVO

Ele é diretor do Senasp e ex-chefe de polícia

Zaqueu Teixeira é cotado para assumir secretaria da Segurança

GABRIELA ATHIAS
ANDRÉA MICHAEL

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Palácio do Planalto e a Casa Civil já têm um nome para substituir o ex-secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, que pediu demissão no último dia 21: é Zaqueu Teixeira, ex-chefe de polícia do Rio de Janeiro.
O principal empecilho é que Teixeira não está nos planos do ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça). Um dos nomes mais cotados pelo ministro para assumir a Senasp é Sérgio Salomão Chekaira, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, um reduto paulista de advogados considerados "progressistas".
A indicação de Chekaira está sendo feita por advogados do instituto. Já Zaqueu, além do Planalto e da Casa Civil, está sendo apoiado pelo PT do Rio. Oficialmente, a Casa Civil afirmou não ter feito indicação. Thomaz Bastos disse que a indicação será definida até o fim da semana.
Teixeira chefiou a Polícia Civil do Rio na gestão de Benedita da Silva (de abril a dezembro). Hoje, ela é ministra da Assistência e da Promoção Social, e Teixeira, diretor do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
A função da diretoria de Teixeira é assessorar as secretarias de Estado da Segurança na criação de um gabinete que fará a ligação com o governo federal, quando o Susp (Sistema Único de Segurança) tiver sido implantado.
Independentemente do fato de Benedita estar em baixa no Planalto, Teixeira é considerado uma "solução caseira".
Internamente, no Ministério da Justiça, o nome de Teixeira está sendo trabalhado pelo grupo de assessores da Senasp que se empenhou em derrubar Soares.
Desde a saída de Soares, dezenas de pessoas se colocaram no páreo para assumir o lugar. Mas poucos foram sondados, caso do advogado Théo Dias, filho do ex-ministro José Carlos Dias.


Texto Anterior: Há 50 anos: URSS não vai a reunião na Suíça
Próximo Texto: Violência: Grupo suspeito de chacina em favela é preso
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.