UOL


São Paulo, terça-feira, 04 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÁFICO

Com aviões de combate da FAB, PF vai bombardear pista clandestina no AM
Numa operação conjunta com a Polícia Federal, a FAB (Força Aérea Brasileira) mobilizou ontem dez aviões de combate para bombardear a pista clandestina mais estratégica para narcotraficantes e guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), na Amazônia Ocidental.
Denominada de Caparro, a pista está localizada a dois quilômetros da fronteira do Brasil com a Colômbia, região conhecida como orelha da Cabeça do Cachorro [em razão do desenho do mapa geográfico que se assemelha ao do animal], em São Gabriel da Cachoeira (AM).
Em setembro do ano passado, a pista do Caparro, com 3.100 m de extensão, foi destruída com dinamite pela PF, mas, desde agosto, voltou a ser reutilizada pelos traficantes.
"Nós já destruímos ela [a pista Caparro] uma vez, e eles [os traficantes] quiseram reconstruí-la novamente. Agora vai ser bombardeada de vez", disse o coordenador de Operações Especiais de Fronteiras da PF, delegado Mauro Spósito, minutos antes de integrar um grupo de policiais federais e militares que participarão da missão batizada de "Princesa dos Pampas".
O grupo seguiu pela manhã para São Gabriel da Cachoeira numa viagem de pelo menos seis horas de avião e helicóptero. O destino é Tunuí Cachoeira, localidade onde a PF montou uma base para a operação. Lá, o Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) mantém antenas que rastreiam informações do espaço aéreo. Dependendo das condições climáticas, os caças bombardeiam a pista hoje.
Não muito longe da Cabeça do Cachorro, o Exército começou a mobilizar 4.500 homens para a Operação Ajuricaba 2. Eles farão um combate simulado de uma intervenção estrangeira. É na Cabeça do Cachorro que o CMA (Comando Militar da Amazônia) vai instalar a 2ª Brigada de Infantaria de Selva. Com essa unidade, sobe de 22 mil para 25 mil o número de militares na Amazônia Ocidental. (DA AGÊNCIA FOLHA, NO AMAZONAS)


Texto Anterior: Narcotráfico: Pista clandestina será bombardeada
Próximo Texto: Presídios: Corregedor das polícias é afastado
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.