São Paulo, quarta-feira, 04 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Suely Vilela nega responsabilidade no caso

DA REPORTAGEM LOCAL

A reitora Suely Vilela afirma que o eventual plágio será devidamente apurado. "Sobre as acusações referidas, de uso indevido de obra alheia anterior, já foi instaurada a competente sindicância administrativa para apuração dos fatos", disse a reitora por meio de nota.
Apesar de 11 cientistas terem assinado o trabalho, como é comum na comunidade científica, cada um fez a sua parte. No caso das imagens que foram copiadas, Suely diz não ter nenhuma responsabilidade.
"O trabalho mencionado é resultado da tese de doutorado da aluna Carolina Dalaqua Sant'Ana, que foi orientada pelo professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Andreimar Martins Soares", afirma a nota.
Segundo a reitora, a participação dela no estudo ocorreu em outra área. "Minha colaboração com o docente é na área de isolamento e purificação de toxinas animais, matéria distinta em relação às passagens e imagens questionadas."
A Folha não conseguiu localizar a aluna. O professor Soares está na Costa Rica a trabalho e também não foi localizado. Segundo Rodrigo Stabeli, um dos coautores do trabalho, o pesquisador da USP de Ribeirão Preto estará de volta ao Brasil em dez dias aproximadamente para fazer a defesa do grupo na sindicância interna movida pela universidade.
Em casos de supostos plágios, o caminho mais usado para informar à comunidade científica o que ocorreu de fato é fazer uma espécie de autodenúncia. Isso costuma ser publicado nas revistas que veicularam os trabalhos.
Stabeli afirmou que essa retratação, por escrito, já foi enviada para as duas publicações em questão. "E mandamos também isso para a professora Angela [Soares, da UFRJ]", a principal autora do trabalho onde estavam as três imagens.
O grupo da UFRJ, autor da denúncia de plágio que gerou o processo na USP, não falou sobre o caso.


Texto Anterior: Saiba mais: Na ciência, é comum artigo de vários autores
Próximo Texto: Universidade precisa de ao menos 70 obras nos próximos 4 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.