São Paulo, segunda-feira, 04 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estrelinhas em postes recebem críticas e elogios dos paulistanos

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

As estrelinhas cadentes que a prefeitura vem espalhando pelos postes de luz da cidade estão dividindo a opinião dos paulistanos. Para alguns, os enfeites carecem de originalidade; para outros, lembram que o espírito de Natal está no ar.
Instaladas nas avenidas 23 de Maio e Paulista desde o domingo na semana passada, elas também devem chegar à 9 de Julho. São 800 enfeites, que custaram R$ 170 cada (no total, R$ 136 mil) e foram feitos pela própria SPTuris. As estrelas, fotoelétricas, só se acendem quando escurece e serão guardadas para o Natal de 2007. O objetivo é ampliar o estoque a cada ano para alegria de uns e descontentamento de outros.
O arquiteto João Armentano não gostou da novidade. Para ele, faltou criatividade. "Achei as estrelas decadentes. Gostaria de ver enfeites mais originais, com mais bom gosto", diz. "De repente, apenas iluminar postes e árvores de cima para baixo daria um efeito mais bonito e sairia mais barato."
Da mesma opinião é o dono da agência Mega Model, Eli Hadid. "Acho legal ter decoração de Natal, mas bem que podiam inovar. Tem que ter originalidade para se enfeitar a cidade."
Já o curador do Masp, José Roberto Teixeira Coelho, acredita que os enfeites natalinos não precisam de criatividade. "Não podemos esperar da decoração de Natal algo muito provocante, ela é kitsch", afirma. "As pessoas buscam o repertório já conhecido e, se inovamos muito, escapamos do código e a mensagem se perde. Não cobro originalidade nesse tipo de decoração."
O presidente da Associação Paulista Viva, Nelson Baeta Neves, viu os enfeites como um presente para a cidade. "Está bonito e todos se lembram que é Natal. Com tudo iluminado, as avenidas ganham vida", diz. "Tenho dez netos. Criança adora enfeites natalinos. Para elas, é uma época mágica."


Texto Anterior: Ibirapuera ganha árvore de Natal com 500 mil luzes
Próximo Texto: Febem: Manifestantes protestam contra novas unidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.