São Paulo, terça-feira, 04 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Luiza Sato, massagista dos famosos

WILLIAN VIEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um dia aquela nissei magrinha, passos curtos e olhos apertados, saiu dizendo que curaria a doença dos filhos com massagem. Acabou criando uma técnica que virou moda em São Paulo, estampando seu nome em 30 casas de shiatsu em bairros nobres da cidade.
Luiza Sato nasceu em Bastos (SP), segunda de 11 filhos de um nissei e uma japonesa. Em São Paulo formou-se contadora, trabalhou em um banco, teve dois filhos, tudo muito normal -mas os meninos tossiam sem parar e ela decidiu buscar uma cura para a bronquite alérgica.
Dizia que a procura revelou Zenzo Yamamoto, mestre japonês de shiatsu já idoso, que viu em seu interesse a chance de continuar a tradição. Cada vértebra, dizia, corresponde a um ponto do corpo. Um toque no lugar certo e haveria cura.
A partir de seus ensinamentos, ela criou o "método Luiza Sato" -uma mistura de shiatsu com alongamento, respiração e exercícios. Que caiu nas graças das madames paulistanas e que ela logo patenteou com seu nome.
Pelas suas mãos e pelas mãos dos centenas de terapeutas treinados por ela passaram os corpos de gente famosa, como a mulher e os filhos de Antônio Ermírio de Moraes e o ex-presidente Fernando Henrique.
Ela tinha dois filhos. Morreu anteontem, de derrame, em São Paulo -não gostava de revelar a idade.


Texto Anterior: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.