São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANGELO MAGRINI LISA (1914-2010)

Professor e ex-prefeito de Bragança

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Em Bragança Paulista, município a 85 km de São Paulo, existe uma rua, um conjunto habitacional e um prêmio literário para os melhores poemas com o nome de Angelo Magrini Lisa.
Bragantino de nascença, Angelo foi professor, casou-se com uma professora -Antonietta, a mulher, dá nome a uma escola da cidade- e teve dois filhos que seguiram a mesma profissão dos pais.
Após ter feito seminário por um tempo, ele foi dar aulas no São Luís, colégio comandado por religiosos.
Ensinou várias matérias, mas ficou conhecido como professor de português, como conta o filho, Reginaldo.
Nos anos 40, com alguns sócios, Angelo comprou um colégio, o Rio Branco, onde já dava aulas. Lecionaria em outras instituições e só se afastaria das atividades didáticas na casa dos 80 anos.
Até os 70, chefiou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no município. E também teve cargo político, área que detestava.
Nos anos 60, foi prefeito. Segundo o filho, o pai só topou se candidatar por insistência dos alunos. Sob sua administração, fez com que a cidade começasse a ter energia elétrica, conta Reginaldo.
Pela primeira vez, também levou à cidade uma equipe internacional -os jogadores dos EUA que estavam nos Jogos Pan-Americanos em SP- para uma partida de futebol.
Descrito pelo filho como professor à moda antiga, teve alunos ilustres, como o autor de novelas Manoel Carlos.
Até o ano passado, ainda saía para pescar. Morreu ontem, aos 96, de falência de órgãos. Teve dois filhos, seis netos e sete bisnetos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Laudo conclui que assassino de Glauco não pode ir a júri
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.