São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Curitiba forma idosos para atuar como agentes de trânsito

DIMITRI DO VALLE
DE CURITIBA

O cenário é o mesmo de outras fiscalizações: cones para demarcar onde os veículos devem parar e muitos agentes de trânsito. Só tem uma diferença: esses agentes têm entre 60 e 75 anos.
Eles fazem parte do primeiro grupo de dez agentes de trânsito da terceira idade e começaram a trabalhar nesta semana nas ruas de Curitiba.
Acompanhados dos fiscais da Diretran (órgão municipal responsável pela fiscalização do tráfego), os agentes integram um projeto educativo de preparo dos motoristas em relação ao convívio com os mais velhos no trânsito.
Nas aulas de preparação, o grupos receberam informações sobre obediência à sinalização, uso do calçado mais adequado para caminhar ou dirigir, e orientações sobre as próprias limitações físicas ao circular numa via pública.
"Como eles próprios dizem aos motoristas: vocês serão idosos amanhã. E vão poder exigir esse mesmo respeito também", diz Maura Moro, coordenadora da Unidade de Educação e Mobilização da Urbs (empresa municipal que administra o transporte coletivo e o trânsito).
Outro objetivo é que as abordagens se tornem uma política de participação dos idosos nas iniciativas de conscientização do trânsito.
Cerca de cem idosos foram selecionados para atuar. Até o fim deste ano estão programadas mais 16 abordagens.
"Aprender uma coisa nova depois dos 74 anos de idade é muito bom", afirma a pensionista Luiza Gonçalves de Matias, uma das agentes.
Todos são voluntários e receberam vestimenta própria, com boné e camiseta.
Os novos agentes conversam com os motoristas e tentam sensibilizar os condutores a serem mais pacientes.


Texto Anterior: Contra: Projeto institui uma nova Justiça de caráter autoritário
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.