São Paulo, sábado, 05 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CET estuda restringir moto nas marginais

Técnicos preparam proposta para vetar ou impor limitações a motocicletas em vias com grande fluxo de caminhões

Bandeirantes também está entre avenidas que podem receber medida; presidente da companhia de tráfego diz que não há definição

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) prepara estudos para restringir a circulação de motocicletas nas marginais Tietê e Pinheiros e em outras vias do minianel viário, como a avenida dos Bandeirantes.
A proposta tem sido defendida pelo corpo técnico da empresa e foi elencada como uma prioridade da CET para 2008 -embora, até por ser polêmica, não haja ainda decisão sobre a sua implantação e deva enfrentar resistência do prefeito Gilberto Kassab (DEM) em encampá-la neste ano de eleições.
A possibilidade discutida pela CET é vetar a circulação ou impor limitações de horário, por exemplo, em algumas vias que permitem velocidade de 70 km/h a 90 km/h e onde há mistura de grande fluxo de motocicletas com veículos pesados.
No caso das marginais Tietê e Pinheiros, uma das principais hipóteses é barrar a circulação das motos nas pistas expressas e liberá-la só nas pistas locais.
A idéia já havia sido cogitada pelo presidente da CET, Roberto Scaringella, em 2005, mas voltou com força nos últimos meses, diante das análises técnicas sobre a incidência de acidentes graves envolvendo esses veículos nessa malha viária.
"As motos ficam mais fragilizadas nessas avenidas com tráfego pesado. Caminhões e ônibus têm um ponto cego muito maior", afirma Nancy Schneider, gerente de segurança do trânsito da CET. "Estamos detalhando por onde vamos começar. Eu acredito que vai vingar. A moto vai ter que começar a entrar no rol de restrições."
Scaringella confirma os estudos, mas ressalta não haver definição. "Ainda não há decisão. Estamos avaliando", afirma, ressaltando estatísticas que indicam mais de uma morte de motociclistas por dia na capital.
A CET também já manifestou a intenção de multar motociclistas que circulam nos corredores entre os veículos. Ela enviou uma consulta ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para tentar padronizar em qual artigo da lei esse comportamento poderia ser enquadrado: não guardar distância lateral, ultrapassagem pela direita e direção perigosa.


Texto Anterior: Verão: Litoral de SP tem ações para entreter criança perdida na praia
Próximo Texto: Motos: Denatran quer recall de capacetes usados para colocar selo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.