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CET estuda restringir moto nas marginais
Técnicos preparam proposta para vetar ou impor limitações a motocicletas em vias com grande fluxo de caminhões
Bandeirantes também está entre avenidas que podem
receber medida; presidente da companhia de tráfego
diz que não há definição
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) prepara estudos para restringir a circulação de motocicletas nas marginais Tietê e Pinheiros e em outras vias do minianel viário, como a avenida dos Bandeirantes.
A proposta tem sido defendida pelo corpo técnico da empresa e foi elencada como uma
prioridade da CET para 2008
-embora, até por ser polêmica,
não haja ainda decisão sobre a
sua implantação e deva enfrentar resistência do prefeito Gilberto Kassab (DEM) em encampá-la neste ano de eleições.
A possibilidade discutida pela CET é vetar a circulação ou
impor limitações de horário,
por exemplo, em algumas vias
que permitem velocidade de 70
km/h a 90 km/h e onde há mistura de grande fluxo de motocicletas com veículos pesados.
No caso das marginais Tietê e
Pinheiros, uma das principais
hipóteses é barrar a circulação
das motos nas pistas expressas
e liberá-la só nas pistas locais.
A idéia já havia sido cogitada
pelo presidente da CET, Roberto Scaringella, em 2005, mas
voltou com força nos últimos
meses, diante das análises técnicas sobre a incidência de acidentes graves envolvendo esses
veículos nessa malha viária.
"As motos ficam mais fragilizadas nessas avenidas com tráfego pesado. Caminhões e ônibus têm um ponto cego muito
maior", afirma Nancy Schneider, gerente de segurança do
trânsito da CET. "Estamos detalhando por onde vamos começar. Eu acredito que vai vingar. A moto vai ter que começar
a entrar no rol de restrições."
Scaringella confirma os estudos, mas ressalta não haver definição. "Ainda não há decisão.
Estamos avaliando", afirma,
ressaltando estatísticas que indicam mais de uma morte de
motociclistas por dia na capital.
A CET também já manifestou a intenção de multar motociclistas que circulam nos corredores entre os veículos. Ela
enviou uma consulta ao Contran (Conselho Nacional de
Trânsito) para tentar padronizar em qual artigo da lei esse
comportamento poderia ser
enquadrado: não guardar distância lateral, ultrapassagem
pela direita e direção perigosa.
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