São Paulo, quarta-feira, 05 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Árvore acorrentada no centro há 20 anos intriga prefeitura

Felix Lima/Folhapress
Árvore com mais de 15 metros de altura acorrentada na ladeira da Memória, no centro

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

Uma enorme árvore frondosa, com mais de cem anos de idade e cerca de 15 metros de altura, acorrentada a um muro da rua Xavier Toledo, na região central de São Paulo, intriga a prefeitura.
Técnicos da Subprefeitura da Sé fizeram uma vistoria no tronco ontem, mas não souberam informar a espécie ou se a árvore, plantada no largo da Memória, perto do vale do Anhangabaú, pode cair.
A subprefeitura diz que terá mais informações em nova vistoria de um engenheiro agrônomo, prevista para a manhã de hoje, quando vai investigar quem colocou a corrente e tomar providências a respeito.
A árvore fica ao lado da estação Anhangabaú do metrô e do terminal de ônibus Bandeira, onde passam diariamente milhares de pessoas.
O local é histórico: aquele largo começou a ser formado em 1814, com a construção do obelisco, da escadaria e do chafariz. A árvore também é histórica: segundo a prefeitura paulistana, é tombada.
"Estou aqui há 20 anos e ela já estava acorrentada quando cheguei", diz Adão Ferreira, 52, que trabalha em frente ao largo da Memória.
Ele diz que já viu, em seis ocasiões diferentes, galhos de até dois metros caírem com a chuva e a ventania. "Uma vez o sujeito havia acabado de passar e caiu um galho logo depois. Ainda há risco de cair porque é muito antiga", afirma Ferreira.


Texto Anterior: Operação-padrão na TAM atrasa voos
Próximo Texto: Antonio Prata: Meias
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.