São Paulo, #!L#Sábado, 05 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa vacinação contra febre amarela

RAQUEL LIMA
free-lance para a Folha Campinas

Pelo menos 600 mil pessoas devem ser imunizadas hoje contra a febre amarela em 42 municípios da região de Campinas (99 km de São Paulo) no primeiro dia da vacinação em massa que acontece neste mês.
Até o final da campanha, que termina no próximo dia 3, a DIR-12 (Direção Regional de Saúde), responsável pela região, espera vacinar cerca de 3 milhões de pessoas.
Hoje, as doses serão aplicadas em 300 postos de saúde. As unidades de vacinação vão funcionar das 8h às 17h.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Filomena Gouveia, disse que todas as unidades de vacinação foram abastecidas ontem.
A DIR-12 encomendou à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo 3,8 milhões de doses da vacina. Na última terça-feira, foram entregues 2 milhões.
Todas as pessoas que tenham mais de 9 meses de idade podem ser imunizadas contra a doença.
Após o término da campanha de vacinação em massa, a vacina contra a febre amarela vai entrar no calendário de rotina e continuará disponível nos postos de saúde para todas as crianças que completarem 9 meses de idade. Também poderão ser imunizadas pessoas que vão viajar para as áreas endêmicas -Norte, Centro-Oeste e o Estado do Maranhão.
A vacina contra a febre amarela é produzida pelo laboratório de Biomanguinhos, no Rio de Janeiro, por meio de vírus vivos atenuados ( mais fracos).
A média de imunização chega a 95% e a duração é de dez anos.

Suspeita
Ontem, a DIR-12 recebeu nova notificação de suspeita de febre amarela. A direção informou apenas que o paciente é do município de Sumaré.
Campinas já teve um caso confirmado da doença este ano.
Outros cinco casos aguardam os resultados dos exames do Instituto Adolfo Lutz -um em Sumaré, dois em Hortolândia, um em Jundiaí e um de Louveira.


Texto Anterior: Pró-Mater sofrerá auditoria
Próximo Texto: Educação: Sala de velório é usada para aulas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.