São Paulo, quinta-feira, 05 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério distribui medicamentos

DA AGÊNCIA FOLHA

O Ministério da Saúde iniciou ontem a distribuição de medicamentos para os municípios mais atingidos pelas chuvas. O número de vítimas diretamente afetadas pelas enchentes em todo o Brasil já chega a 104.325.
Teresina (PI), Aracaju (SE) e Petrolina (PE) foram os primeiros atendidos pelo programa.
A capital do Piauí recebeu três kits. Cada kit atende a um grupo de 3.000 habitantes. Nas outras cidades, foram entregues dois kits (com 70 kg cada um). Petrolina, que está distante 739 km de Recife, está em situação mais grave.
Praticamente ilhada depois da destruição das pontes de acesso a outras localidades, a cidade pernambucana está em estado de calamidade pública e tem 360 famílias desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil do Estado.
Ao todo, o governo federal espera distribuir 2,5 toneladas de remédios para 338 cidades de 15 Estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe).
Cada kit custa R$ 1.600. Entre os 23 medicamentos estão analgésicos, antibióticos e antitérmicos, além de sais de reidratação oral e produtos de desinfecção da água.
A distribuição será feita pelas prefeituras, com a ajuda das Forças Armadas e das polícias Civil e Militar dos respectivos Estados.
A leptospirose é uma da ocorrências mais comuns em períodos de cheias. Segundo o Ministério da Saúde, já foram notificados 335 casos no país.
Desse total, 19 casos já foram confirmados e oito mortes ainda estão sendo investigadas.
O mal é causado por bactéria, transmitida pela urina das ratazanas, que entra no organismo pelas mucosas e por ferimentos na pele.
Além da leptospirose, as enchentes elevam os riscos de doenças como hepatites A e E e diarréias. (ADRIANA CHAVES)


Texto Anterior: Consertar rodovia custará R$ 40 mi
Próximo Texto: Dique rompe e afeta a baixa Teresina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.