São Paulo, domingo, 05 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESFILES

Escolas do Rio tentam variar nos enredos, mas se repetem nas alegorias marítimas

Caravelas aportam na avenida hoje

MÁRIO MOREIRA
da Sucursal do Rio

Uma verdadeira "procissão marítima" invadirá o Sambódromo do Rio hoje, na segunda noite de desfiles do Grupo Especial. Como o mote deste ano são os 500 anos do Descobrimento, as caravelas são o grande hit entre as alegorias.
A Beija-Flor exibirá um carro alegórico com três caravelas, simbolizando as invasões estrangeiras ocorridas no país. No Salgueiro, a "Caravela do Futuro" terá casais mirins de mestre-sala e porta-bandeira que vão "decolar para o futuro, pedindo a perpetuação das escolas de samba", segundo o carnavalesco Mauro Quintaes.
Já a União da Ilha vai apresentar o "Barco da Volta", mostrando o retorno dos exilados políticos ao Brasil após a anistia, em 1979.
A noite de hoje também deve ser marcada pelo equilíbrio. À exceção da Unidos da Tijuca e da União da Ilha, todas as outras escolas são candidatas potenciais ao título. Haverá também um duelo entre os enredos históricos tradicionais e outros mais "delirantes".
Imperatriz e Unidos da Tijuca, que falarão sobre o Descobrimento do Brasil, e Salgueiro, que abordará a vinda da família real portuguesa no século 19, estão no primeiro caso. Beija-Flor, que apresentará uma visão mística da formação do país, e Viradouro, com um enredo sobre os "paraísos e infernos" brasileiros, entram na segunda classificação.
Mangueira e União da Ilha mostrarão temas mais originais. A primeira vai contar a história de d. Obá 2º, um negro que viveu no século passado e se dizia herdeiro da realeza ioruba. A segunda abordará os movimentos de resistência cultural ao regime militar.


Texto Anterior: Estradas: Viagem deve ser feita após as 12h hoje
Próximo Texto: Porto Seguro inaugura o Carnarock
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.