São Paulo, segunda-feira, 05 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Automóveis voltam hoje a circular na 25 de Março

Rua havia sido fechada para trânsito de veículos em outubro do ano passado

Gilberto Kassab prometia conforto e segurança, mas camelôs tomaram conta e comerciantes legalizados pediram volta do tráfego

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A rua 25 de Março, no centro de São Paulo, não será mais fechada diariamente ao tráfego.
Desde 9 de outubro, a rua era fechada para os carros das 10h às 18h de segunda a sexta-feira entre a rua Carlos de Souza Nazareth e a ladeira da Constituição. A partir de hoje, a medida não será mais adotada.
A prefeitura informou que as cancelas da Subprefeitura da Sé instaladas nos locais de fechamento não serão retiradas, pois a rua pode voltar a sofrer restrições ao tráfego nos períodos de maior movimento -Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal.
O recuo da prefeitura deve-se ao avanço dos camelôs. Exatamente como os comerciantes haviam alertado em outubro.
Na ocasião, o prefeito Gilberto Kassab (PFL) chegou a visitar a 25 de Março e disse que o fechamento ao tráfego era uma medida que traria conforto e segurança aos usuários.
Para combater os argumentos dos comerciantes que cobravam um reforço na segurança e na fiscalização dos camelôs, Kassab dizia que o efetivo da GCM (Guarda Civil Metropolitana) na região passaria de 45 para 120 homens.
Porém, o resultado não foi o esperado. A Univinco (Associação dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências) pressionou o governo para que reabrisse a rua porque a via foi tomada por camelôs ilegais. Na semana passada, o subprefeito da Sé e secretário de Coordenação de Subprefeituras, Andrea Matarazzo, determinou a abertura.
Circulam diariamente pela 25 de Março cerca de 400 mil pessoas. Em datas comemorativas, o público pode ser superior a 1 milhão.
Para que os consumidores possam saber como está o movimento na rua antes de sair de casa, começou a funcionar um sistema de transmissão pela internet de imagens de quatro câmeras 24 horas por dia.
As imagens podem ser vistas pelos sites www.bbb25.com.br, www.vitrine25demarco.com.br e www.univinco.com.br.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Interdição na Santos Dumont vai até quarta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.