São Paulo, sábado, 05 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

RUPPRECHT LOEFFLER (1917-2011)

O antigo cervejeiro de Canoinhas

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Numa sala anexa à cervejaria de Rupprecht Loeffler, em Canoinhas (SC), aves e macacos empalhados, peles de animais e berrantes estão pregados na parede. Sobre uma geladeira, há cobras e um porco de duas cabeças dentro de vidros com formol. Ali é servida a Canoinhense.
A cerveja artesanal de seu Loeffler é uma das mais antigas do país. A fábrica existe desde 1908, mas só passou a ser da família nos anos 20.
Natural de Corupá (SC), ele se mudou para Canoinhas em 1924. O pai, alemão, era cervejeiro e adquiriu uma fábrica na cidade, onde o filho aprendeu a fazer a bebida. Em 1938, Loeffler comprou a parte do irmão e seguiu só.
Em média, são produzidas 1.800 garrafas por mês, conta a viúva, Gerda, 86. Pessoas do país todo e até da Alemanha visitam a cervejaria.
A Canoinhense tem quatro tipos: Nó de Pinho, Mocinha, Jahu e Malzebier. Os rótulos eram pregados com uma máquina rústica, substituída depois pelo processo manual.
Seu Loeffler adorava caçar, mas depois que o hobby foi proibido, teve de parar. O irmão era quem empalhava os bichos que enfeitavam o bar onde ele, bonachão, recepcionava seus clientes.
Bebia duas garrafas de cerveja por dia, mas, no fim, diminuiu o ritmo. "Quem toma essa cerveja não precisa de remédio", costumava dizer.
Sua história está no curta-metragem "Cerveja Falada" (2010), feito pela produtora Exato Segundo. No ano passado, foi criado um selo dos Correios para homenageá-lo.
Ele morreu no domingo, aos 93, devido a uma pneumonia. Teve quatro filhos, oito netos e três bisnetos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Um motorista é multado a cada 5 segundos na capital
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.