São Paulo, quinta-feira, 05 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Câmara investiga uso político de doação

Donativos para as vítimas da chuva no Rio seriam distribuídos por indicação de políticos do PSDB e do DEM

Vereador citado em reportagem da Rádio Bandeirantes nega; Câmara discute hoje se abrirá investigação


DE SÃO PAULO

A Câmara de São Paulo decide hoje se abre investigação para apurar o envolvimento de vereadores na distribuição de donativos arrecadados para as vítimas das chuvas na região serrana do Rio em janeiro deste ano.
Reportagem veiculada ontem pelo programa "Manhã Bandeirantes", da Rádio Bandeirantes, apontou o envolvimento de vereadores do DEM e do PSDB na distribuição de roupas, calçados, água e brinquedos doados.
Eles indicariam entidades assistenciais para ficar com os donativos. Segundo a reportagem, essas entidades são ligadas aos vereadores e atuam em suas campanhas.
O epicentro do esquema seria a Defesa Civil da cidade, chefiada pelo coronel Jair Paca de Lima, candidato a vereador em 2008 pelo PSDB.
Uma funcionária, que se identificou como Gisele, disse à rádio que os donativos -estocados em um galpão na zona norte- só eram entregues a instituições indicadas pelos vereadores.
Ela citou apenas Ushitaro Kamia (DEM), que negou sua participação. "Não interferi em nenhum momento para distribuir os donativos."
Roberto Tripoli (PV), líder do prefeito Gilberto Kassab na Câmara, disse que Paca de Lima vai hoje ao Legislativo prestar esclarecimentos.
O corregedor da Câmara, Marco Aurélio Cunha (DEM), disse que também vai ouvir a reportagem antes de decidir se abre sindicância. A Corregedoria tem sete vereadores.
A Secretaria Municipal da Segurança Urbana, responsável pela Defesa Civil municipal, informou que a acusação será apurada por uma comissão da pasta.
Segundo a secretaria, foram encaminhadas 95 toneladas de alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza para Nova Friburgo e Teresópolis. A última carreta teria partido em 4 de fevereiro -o envio foi suspenso porque as autoridades fluminenses informaram não haver mais local para estocar as doações.
(JOSÉ BENEDITO DA SILVA)


Texto Anterior: Rio: Homem de 70 anos é preso após enteada filmar estupros
Próximo Texto: Taboão da Serra: Polícia prende mais três suspeitos de fraude em IPTU
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.