São Paulo, quinta-feira, 05 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EUA deportam acusado de torturar presos

Ex-agente penitenciário é suspeito de agressões após rebelião em presídio de Minas

NATÁLIA CANCIAN
DE SÃO PAULO

Um homem procurado pela Justiça sob acusação de torturar prisioneiros em uma penitenciária de Minas Gerais em 2003 foi deportado dos EUA para o Brasil e preso na última semana.
O ex-agente penitenciário Hélio Nogueira Santos, 44, estava ilegalmente nos EUA. Ele é suspeito, com outros funcionários, de torturar presos após rebelião na penitenciária Francisco Floriano de Paula, em Governador Valadares (316 km de Belo Horizonte). A suspeita é que tenha deixado o país em 2004.
Segundo a Polícia Federal, Santos chegou ao país no dia 27 de abril, pelo aeroporto de Guarulhos, onde foi escoltado pelo plantão policial para cumprimento de mandado de prisão preventiva. O destino dele não foi informado.
O advogado de Santos diz que ele deve ser levado para o Presídio Regional de Governador Valadares. Até ontem, ele não estava em nenhuma unidade prisional de Minas Gerais, segundo a Secretaria da Defesa Social do Estado.
O caso de tortura dos prisioneiros em MG gerou repercussão entre entidades de direitos humanos na época.
Entre as vítimas, está Fabrício Martins Rodrigues, que tinha 19 anos. Segundo a mãe do rapaz, Rosa Maria Martins, o jovem foi espancado e ferido na cabeça com um bastão. Ele entrou em coma e morreu sete dias depois.
Rosa Maria diz que o filho se recuperava de uma operação no joelho, problema oriundo de outra agressão por policiais, e nem sequer tinha participado do tumulto.
Para o advogado Antonio Alves, que defende Santos, o ex-agente também foi vítima. "Não foi ele sozinho quem fez aquilo. Os companheiros colocaram a culpa nele."
De acordo com Alves, Santos estava em serviço no dia e ajudou a conter a rebelião, mas não participou de todas as agressões citadas.


Texto Anterior: Drogas: PM do Rio faz uma de suas maiores apreensões de crack
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.