São Paulo, terça-feira, 05 de junho de 2007

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Para especialistas, avanço da zona azul é positivo

DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas em trânsito ouvidos pela reportagem consideram o avanço da zona azul positivo para a cidade de São Paulo.
Na opinião de Aílton Brasiliense Pires, presidente da comissão de trânsito da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), por meio da cobrança, as 32 mil vagas com zona azul se multiplicam por dez, já que há maior rotatividade de veículos.
A cobrança para estacionar nas vias também é uma forma de racionalizar o espaço público, diz o ex-diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). "Sou totalmente favorável. Facilita o comércio e é bom para a área de serviços."
Luiz Célio Bottura, consultor em engenharia urbana e transporte e ex-presidente da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), concorda que há uma democratização do espaço com a zona azul. "Senão, quem chega primeiro leva vantagem."
Entretanto, ele pondera que, pelo fato de ficar mais fácil para estacionar, a zona azul incentiva mais viagens de carro -justamente no momento em que os veículos são apontados como os maiores vilões da poluição do ar na capital.
Se por um lado Bottura defende a ampliação da zona azul para acompanhar a dinâmica da cidade, por outro ele considera que o ideal seria criar mais estacionamentos em áreas privadas. "O espaço público deve ter outra finalidade", afirma.
O consultor não vê grande diferença entre a cobrança da zona azul manual ou eletrônica. Ele avalia que o talão ou folha é bastante eficiente. "Foi uma solução muito inteligente."
Todavia, ele afirma que uma modernização do processo "não é má".
Apesar de especialistas serem favoráveis, motoristas não vêem a cobrança com a mesma simpatia. Quando a zona azul foi implantada no parque Ibirapuera, em fevereiro deste ano, freqüentadores chegaram a fazer protesto e abaixo-assinado contra a medida. (AB)


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