São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunidade do Bom Retiro que abrigou israelense diz que desconhecia denúncia

CINTHIA RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A comunidade judaica ortodoxa do Bom Retiro recebeu e hospedou o israelense Elior Noam Hen logo que ele chegou. Ele freqüentou a sinagoga Talmud Thorá, a um quarteirão do local onde foi preso.
O rabino dessa sinagoga, Scie Pasternak, disse que ninguém da comunidade sabia que se tratava de um procurado pela Interpol e que não perguntou a Hen o que o trazia ao Brasil. Segundo ele, é costume dar abrigo a visitantes. "Ele disse apenas que vinha do Canadá."
Pasternak afirma que ninguém conhecia o israelense e, por isso, ele foi encaminhado a uma casa "da coletividade" na rua da Glória, na Liberdade. "Depois, claro, todos o viram por aqui. Ele vinha rezar." O israelense se comunicava em hebraico e iídiche, línguas dominadas pelos freqüentadores da sinagoga do Bom Retiro.
No início de maio, a Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo) avisou a comunidade judaica que havia a suspeita de que Hen estivesse no Brasil. O caso dele, que teve grande repercussão em Israel, já era conhecido por boa parte dos judeus ortodoxos paulistanos, segundo a Fisesp. Um comunicado sobre o assunto foi afixado nas sinagogas, e, a partir daí, o israelense sumiu.
O vice-presidente da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, diz que Hen não tem formação de rabino e que fazia parte de uma seita conhecida pelos judeus como "Grupo dos Sádicos". "Isto também não muda muito a calhordice que era esse cara."
Berkiensztat diz ser comum que judeus estrangeiros visitem o Brasil para divulgar os seus projetos. "Geralmente, [são] pessoas de bem. Daí, aparece um louco desses."
Ele lembrou que a religião é contra a violência a crianças. "A família é a base da religião."


Texto Anterior: Perfil: Segundo jornal, jovem teve ensino ultra-ortodoxo
Próximo Texto: Cônsul honorário da Espanha em SC é preso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.