São Paulo, segunda-feira, 05 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Projeto investirá R$ 222 mi em imóveis históricos de 12 cidades

DE SÃO PAULO - Um projeto do governo federal pretende investir R$ 222 milhões na recuperação de imóveis tombados pelo Iphan (órgão federal de preservação histórica) em 12 cidades de São Paulo.
Batizado de PAC Cidades Históricas, o compromisso prevê 164 ações até 2013. O governo federal aplicará 91% da verba. Cidades entrarão com 6% e o Estado, com 3%.
O acordo foi assinado na semana passada. Aderiram ao plano Cotia, Santos, São Luís do Paraitinga, Carapicuíba, São Sebastião, Itu, Santana de Parnaíba, Cananeia, Iperó, Iguape, Santo André e São Bernardo.
Em Santos, por exemplo, está prevista a restauração da Hospedaria dos Imigrantes, de 1912. Os projetos envolvem ainda recuperação de praças, aterramento de fiação e capacitação de mão de obra para conservação.
Há projetos já em execução, caso das obras emergenciais em São Luís do Paraitinga, cujo centro histórico foi destruído pelas chuvas.
As cidades beneficiadas se inscreveram em 2009. São Paulo chegou a demonstrar interesse no projeto, mas desistiu no ano passado. A Folha não conseguiu falar no Departamento de Patrimônio Histórico da prefeitura.


Texto Anterior: Foco: Cães excluídos da adoção ganham tratamento vip
Próximo Texto: Rio: Bomba caseira explode em boate e fere 21 pessoas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.