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Trajeto menor terá preço reduzido
DA REPORTAGEM LOCAL
O novo modelo divide a cidade
em linhas estruturais -que serão
operadas pelas empresas de ônibus e ligarão os bairros ao centro,
com tarifa de R$ 1,40- e linhas
locais -que serão operadas por
perueiros e motoristas autônomos, que farão trajetos curtos nos
bairros, cobrando R$ 1.
No centro expandido, as linhas
de trajeto curto também serão de
responsabilidade das viações,
com tarifa próxima de R$ 1,40.
O objetivo é fazer das linhas estruturais grandes corredores de
ônibus, com uma função semelhante à do metrô -fazer um
transporte com mais velocidade,
menos desvios e interferências.
As linhas locais serão operadas
por veículos mais ágeis -miniônibus e microônibus, que, em
dois anos, substituirão todas as
peruas e vans. Elas têm duas funções: levar os passageiros da porta
da casa até as linhas estruturais;
transportar quem se desloca a pé,
em pequenas distâncias, para evitar pagar uma tarifa de R$ 1,40.
O objetivo é que esse sistema integrado dê mais rapidez ao transporte. Ele fracassa, porém, se não
houver confiabilidade nos horários dos ônibus e das lotações.
Pesquisa encomendada pela Secretaria dos Transportes mostrou
que os paulistanos perdem, em
média, 42% de seu tempo de deslocamento por dia com a caminhada ao ponto -16 minutos, no
total da ida e da volta- e a espera
pelo ônibus -33 minutos.
As baldeações podem ser um
problema para os usuários se os
intervalos dos veículos não forem
reduzidos, diminuindo a espera
no ponto, ou se os horários das
viagens não forem cumpridos.
A promessa do governo Marta é
que as linhas locais servirão exatamente para reduzir a caminhada ao ponto -ninguém vai andar
mais de 500 metros para pegar
um ônibus, diz Carlos Zarattini.
Serão construídos 28 novos terminais de ônibus municipais
-atualmente existem 14- e 300
estações de transferência -pontos de ônibus sofisticados, com
bancos, cobertura e iluminação.
Por causa das baldeações, a proposta da administração petista estabelece que a tarifa de R$ 1,40
-valor atual, podendo sofrer
correção inflacionária até julho de
2003- permitirá até duas integrações, sem acréscimo do custo e
desde que não seja ida e volta.
Haverá ainda uma tarifa integrada, em torno de R$ 2,00, que
permitirá integrações livres no
período de duas horas.
(AI)
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